Image

Entre o minimalismo e a complexidade

Como você decide entre minimalismo e elementos mais complexos em um projeto?
,

Como você decide entre minimalismo e elementos mais complexos em um projeto?

Pergunta feita por este editor

Cada projeto tem uma personalidade, que pode ser muito simples, muito complexa, muito elaborada. O meu projeto, eu quis que ele tivesse uma marca mais simples, porque ela precisava ser facilmente aplicada em um ambiente onde só eu trabalho e onde só eu faço tudo o que diz respeito ao trabalho visual. É um visual prático e sem firulas, feito exatamente para a agilidade que o trabalho precisa para aquele momento, um reflexo do conteúdo que ele traz. E que ainda é aperfeiçoado ao longo do tempo. É um trabalho que se pode dizer que é simples e minimalista ao mesmo tempo, porque é assim que o meu trabalho exige.

Mas há outros casos em que o visual mais complexo pode prevalecer, dependendo da vontade de cada cliente de como ele quer ver a sua marca. Nem sempre o minimalismo se aplica a tudo, principalmente quando o assunto é o nicho de mercado de cada projeto. Algumas coisas podem combinar, outras tantas não. E aí é necessário se adequar as necessidades dos clientes, o que eles querem, como o trabalho pode ser planejado, e por aí vai. É muita coisa para se fazer. Afinal, o estilo da obra precisa se basear no que o cliente quer para o seu trabalho. O que eu procuro fazer é ler mentalmente o que o cliente quer.

A maioria das marcas com as quais eu trabalho são mais minimalistas e menos complexas. Talvez porque os clientes com os quais eu trabalho tem essa preocupação em entregar um projeto com rapidez e agilidade. Talvez até porque é uma tendência de momento trabalhar com marcas simplificadas, visto que elas precisam ser aplicadas tanto no impresso quanto no digital com a maior fidelidade possível. O que é um dos pontos que conta bastante, afinal, a marca precisa, antes de tudo, aparecer em toda e qualquer superfície, sem sombras, sem contornos invisíveis, sem brilho em excesso, sem nada que descaracterize a marca.

Além de trabalhar com minhas próprias marcas e com marcas que eu criei para outros clientes, trabalho com marcas que foram criadas com outros designers e respeito a aplicação que cada um deu a cada marca que foi entregue. É uma das coisas que eu mais prezo: a fidelidade do visual da marca, o que explica porque eu defendo tanto a questão dos manuais de identidade para manter essa fidelidade para quem for aplicar uma marca, não importa quem tenha criado. Uma delas é a mais elaborada de todas, e nem por isso deu trabalho de implantar: dei o meu jeito e consegui entregar o projeto conforme a necessidade do cliente.

Entre o minimalismo e a complexidade existem questões que vão além da própria escolha entre o minimalismo e a complexidade. Porque não é somente a questão da escolha. É a questão de como a sua marca se adapta as suas necessidades e a sua identidade. É como você quer apresentar a sua marca e o seu projeto para as pessoas. O que você precisa apresentar é algo que tem a sua cara, e é a sua identidade que vai determinar como é que o seu projeto vai ser e como você vai se apresentar. Afinal, não é só uma questão de escolha. É como te enxergam. É como você quer que as pessoas te enxerguem. É a sua identidade.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  2. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma
  3. Luneta Sonora 202: Novas séries de arte no novo cenário
  4. Luneta Sonora 201: Em vídeo, melhorando, aperfeiçoando
  5. Luneta Sonora 200: O que é para ser, será: episódio em vídeo!

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes