Image

Dificuldades para vender o meu trabalho

Você enfrenta dificuldades para vender o seu trabalho? Onde você acredita que pode estar errando? Acredita que essa é uma dificuldade que não é só você que enfrenta?
,

Você enfrenta dificuldades para vender o seu trabalho? Onde você acredita que pode estar errando? Acredita que essa é uma dificuldade que não é só você que enfrenta?

Pergunta feita por este editor

Quando eu saí da faculdade, achei que as coisas seriam fáceis demais para alguém que já tinha uma formação acadêmica em um curso que te deu a noção exata de como o trabalho que você almejou fazer funciona. Pelo menos é nisso que todo mundo acredita quando sai da faculdade, mas logo se dá conta de que as dificuldades no mercado valem para todo mundo, e para mim elas pareciam que valiam duas vezes mais. O que a gente faz quando as oportunidades não aparecem ou não são como você imagina que seja? Organiza as suas coisas, vende o próprio trabalho, e se torna um freelancer. Tá trabalhando para você mesmo, se cobrando, se dando as suas próprias regras.

E aí que começam as maiores dificuldades, ainda mais para mim, que eu não sei como eu, uma pessoa introvertida, se meteu nesse negócio de Comunicação Social. Não poderia dizer que é uma teimosia minha, mas é algo para onde a vida me trouxe com tudo aquilo que eu sabia fazer. Estar em um curso de Publicidade me permitiu agregar todas aquelas coisas que eu fazia para dentro da comunicação, para além de contar histórias. Naquela altura, eu já estava avançado no meu então blog, que é esse site que está aqui. Que começou há 15 anos e meio quando eu acreditava que não teria conseguido passar na recuperação de Física no segundo ano do Ensino Médio.

As dificuldades vão para além de ser uma pessoa introvertida: eu simplesmente não sei vender; logo eu, filho de vendedora de porta em porta que sustentou a casa fazendo o que sabe de melhor. Eu simplesmente não puxei a minha mãe nisso. E talvez essa seja a prova de que quase ninguém puxou a minha mãe no que ela faz, afinal, eu e meus três irmãos nos formamos em carreiras distintas que praticamente não tem nada a ver umas com as outras. A minha carreira se relaciona com as vendas no sentido de que eu preciso utilizar as ferramentas de comunicação para vender um produto ou serviço. A Publicidade é assim, mas eu não encarava desse jeito.

O primeiro passo para tentar entender essas dificuldades passa por entender a si mesmo e o seu trabalho da maneira que você realiza atualmente. As pessoas te conhecem por aquilo que você faz? Você faz o melhor trabalho para os clientes que você conseguiu? Elas te recomendam da maneira correta? Possui condições de trabalho que te permitam ter uma produtividade satisfatória? E tempo, você tem? Se tem, você administra esse tempo de uma maneira que consiga atender as demandas que aparecem? Você se enche de perguntas para entender melhor as suas dificuldades, mas já tem dificuldades por si só para encontrar respostas para elas.

Das respostas aparecem os erros, que você procura corrigir para melhorar, porque você sabe que precisa melhorar. E eu entendo que eu preciso me expressar melhor com as pessoas, que é algo que eu ainda tenho uma certa dificuldade e não tenho medo de assumir que essa é uma das minhas maiores falhas, mesmo eu sendo um profissional de comunicação. Mas é assim mesmo, somos diferentes, temos os nossos problemas, procuramos corrigir e bola para frente. Mas eu preciso lutar pelos meus objetivos, afinal, assim como você, eu tenho contas e despesas para pagar, e ninguém vive somente de luz. É procurando melhorar a mim mesmo que eu procuro melhorar a maneira que eu ofereço o meu trabalho para as pessoas. Esse já é um bom começo.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo