De todos os sites montados por você que aparecem no Google Notícias, quais realmente continuam com artigos aparecendo regularmente por lá?
Pergunta feita por este editor
Eu montei vários sites, porém só seis deles foram inscritos no Google Notícias. Inscritos, que eu digo, no Publisher Center, que é a ferramenta onde até então você podia adicionar os sites e organizar os perfis deles, setorizar esses perfis, fazer um monte de coisas. De todos os sites que usavam essa ferramenta, poucos passaram incólumes a ela. Os sites Por dentro do RN e o Blog Lucas Tavares são os dois únicos sites dos seis que eu inscrevi no Google Notícias que estão tendo as suas notícias geradas normalmente nas novas regras da ferramenta. Todos os demais aparecem vazios e só são visíveis com os links – os perfis ficam literalmente escondidos até mesmo dos seguidores.
E o Google foi cortando as asas dos editores independentes pouco a pouco, aliás, é o que ela sabe fazer de melhor em seus produtos. De início, o Google gerava um artigo incorporado, que nem no descontinuado Instant Articles do Facebook. Daí, esse modelo de artigo foi descontinuado para exibir a versão AMP dos sites, de modo a gerar tráfego para os editores, apesar de o modelo de artigo incorporado ter o código do Analytics, a questão da receita de publicidade para os editores também pesou para descontinuar esse recurso, afinal, os anúncios não eram exibidos. O Google Notícias é uma das poucas ferramentas que prioriza a versão AMP (Accelerated Mobile Pages) dos sites: se ela existir, é ela quem vai ao ar.
Só que essa função de edição dos perfis também foi descontinuada pelo Google, que anunciou que durante um período ninguém mais poderia fazer as edições nos perfis dos sites, e o Google é quem geraria as páginas. Aí é que tá o problema: confiar no Google. Como se sabe, o Google tem os seus critérios que muitas vezes eles não contam para ninguém, e quando implementou essa medida de fato, das seis páginas que eu tinha inscrito no Publisher Center, só duas sobreviveram ao que na verdade, foi um corte que o Google fez. Nem mesmo sites como o Ônibus & Transporte, que é notório que publica notícias diárias sobre o segmento de transporte (o nome já diz) tem páginas ativas no Notícias: o que se vê é um sorvete de ponta-cabeça.
O sorvete de ponta-cabeça é o símbolo que o Google exibe em páginas vazias. Elas até tem o perfil gerado automaticamente como as novas regras do Google para a ferramenta de notícias prometeu, mas eles estão vazios e somem do aplicativo dos usuários. Sim, mesmo os perfis dos sites existindo na ferramenta de notícias, o Google as esconde até dos seguidores. Sim, esses perfis tinham seguidores, e eles foram desrespeitados. Foi assim com sites de nicho, como o próprio Ônibus & Transporte, onde nem mesmo o fato dele ter uma base de visualizações considerável fez com que a página tivesse suas notícias distribuídas no Google Notícias.
É claro que eu não desisti dos demais sites, muito pelo contrário. O que eu mais quero é que eles apareçam no Google Notícias pelos fatos que transmitem e pela relevância que merecem. A gente sabe que quem dá a relevância para um veículo de comunicação é o público, e não os algoritmos dos mecanismos de busca. E é desanimador saber que existem sites que eu construí, que construíram essa relevância com o tempo, que sequer aparecem na ferramenta de notícias, enquanto é visível que nem mesmo o próprio Google segue as suas regras direito. Enquanto isso, a gente batalha para que os editores independentes tenham a visibilidade que merecem.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.