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#ContentTalks: O uso racional das hashtags

As hashtags aparecem nas legendas dos meus textos de forma racional. Ou nem aparecem. Quanto menos puder usar, menor vai ser a possibilidade de distrair o leitor.
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Os novos hábitos de mídias sociais provocados pelo bloqueio do X estão, de certo modo, sendo saudáveis em vários aspectos no meu ambiente de trabalho. Um desses hábitos que eu apeguei para desapegar foi o de escrever as legendas do Instagram, que são a base de alimentação de todas as redes sociais que usam imagem, sem o uso das hashtags. Elas não foram abolidas completamente, só quis fazer um uso racional delas, não enchendo o texto com mais de 15 hashtags, que de certo modo, poluíam o texto e não davam o mesmo efeito em todas as redes sociais, afinal, cada rede precisa usar uma estratégia diferente, e eu como profissional de comunicação preciso entender disso.

Como assim, as hashtags não foram abolidas completamente? Elas apenas aparecem em duas condições: como palavras-chave que são importantes para aquele texto (#minhacidade, #minicoluna, #lunetasonora, #conhecendovocê), ou que já são os nomes de séries do site por si só (#folhacolorida, #48folhas, #96folhas, e é claro, #ContentTalks). São as únicas referências possíveis para se inserir hashtags que fazem sentido de estarem nos textos. Fora isso, acabou aquele monte de hashtags que ficavam embaixo dos textos e nem sei para que ajudavam ao certo, mesmo eu sendo profissional de comunicação e sabendo que elas são funcionais, desde que usadas de maneira correta.

Isso tem sido adotado nos textos do Instagram, que como bem disse, são os textos com as suas respectivas imagens que alimentam outras redes sociais que tenham suporte a imagem. E uma delas é o Threads, que das duas redes sociais alternativas que eu estou utilizando, foi a que obteve melhores resultados, o suficiente para refletir no Instagram, visto que as redes sociais são irmãs. O Threads cresce, o Instagram acompanha. Era justamente no Instagram que eu adotava textos com várias hashtags, o que foi testado no início do mês uma publicação sem elas, e aplicado por completo a todas elas já desde a semana passada.

Entregar textos limpos e sem distração é fundamental para melhorar a comunicação, e bem, isso é uma coisa que você vê todo dia por aqui por motivos óbvios. O que pode te distrair neste momento? Onde eu quero chamar a sua atenção? Será que você consegue manter a atenção do leitor o tempo todo naquilo que interessa? Eu me atentei aos detalhes. E sempre reparo o que for preciso reparar para fazer com que o leitor fique com a atenção toda no texto, sem nenhuma distração, e o que for possível, que seja em algo que vá ajudar o leitor a compreender o texto que eu apresento, como recursos visuais, por exemplo.

As redes sociais se reinventam o tempo todo, e olha que eu acompanho essas mudanças há uma década e meia. Tem recursos que hoje podem não ser tão necessários quanto eles já foram um dia. E a gente vai se adaptando a aquilo que as pessoas querem ver, e como as pessoas querem ver. Dentro da lógica do foco no conteúdo, quis abolir aquele monte de hashtags. Afinal, toda a atenção precisa estar no texto, na legenda, naquilo que eu quero expressar. Cada um usa a estratégia que achar melhor, e essa é a minha, que funcionou e eu resolvi aplicar, usando onde é necessário usar, dentro de uma lógica e de um conceito racional.


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