Image

#ContentTalks: O melhor dos dois mundos

Depois de uma semana completa nos feeds do Bluesky e do Threads, onde eu encontro o melhor dos dois mundos? Essas são as minhas primeiras impressões de uma forma mais sintetizada.
,

As sete perguntas do Conhecendo Você são sobre essa movimentação nos feeds do Bluesky e do Threads, que passaram a ficar movimentadas por conta da suspensão do X. Eu me faço presente nas duas redes desde antes da suspensão, para marcar o meu território e meus users. Agora que as redes estão mais movimentadas, como eu vejo as diferentes maneiras com as quais os usuários se conectam com as redes sociais, e a percepção que eles têm de cada uma, e onde está o melhor dos dois mundos. Vou falar isso como profissional de comunicação que utiliza as ferramentas para compartilhar arte, que bem, é a minha especialidade: entender que as pessoas querem compreender.

Nas duas redes sociais eu compartilho praticamente o mesmo conteúdo, mas com diferenças que eu adotei pela estratégia de cada uma delas. No Threads eu ainda publico os posts com os títulos, uma vez que eu uso as publicações da rede para produzir as stories com os links dos posts no Instagram. Além de usar o Reels para postar os vídeos das últimas artes digitais. No Bluesky posto os links dos posts com chamadas de ação, igual eu fazia no X. E uso os links do YouTube para apresentar os mesmos vídeos das artes digitais, além das tradicionais que vão ao ar no Instagram dois dias depois, e por tabela, no Threads.

Diante das diferenças estratégicas que eu adotei, pensando no melhor dos dois mundos e se eu conseguiria encontrar as mesmas pessoas que me seguiam, o que se percebe que não justamente pelo fato delas estarem dispersas e pelo modo como eu busquei os meus interesses em cada uma delas, uma semana completa de uso das duas redes sociais foi suficiente para responder a uma pergunta típica de quem trabalha com comunicação e precisa estar imerso aos mundos distintos das redes sociais, sabendo que em cada uma delas as coisas funcionam de maneiras diferentes. A pergunta que eu respondo de uma maneira mais sintetizada é: Qual das duas redes sociais alternativas ao X tem tido um melhor desempenho para mim?

Vamos começar pelo Threads. A rede social que utiliza o ecossistema do Instagram é onde eu inegavelmente tenho mais seguidores: 334 até o fechamento deste post. Por meio desta rede, eu consigo seguir pessoas que já me seguem no Instagram e trazer pessoas de lá para cá e vice-versa. É também a rede onde eu compartilho os stories com os posts de cada dia – tem uma exceção e é o #ContentTalks, onde eu uso arte própria, por sinal o único story de post onde eu utilizo arte própria. Percebo que os usuários seguem o perfil e acompanham, ainda que não curtam muitas postagens, o que eu publico lá.

Já no Bluesky eu tenho apenas 42 seguidores, mas quase todos os posts são curtidos pelos usuários, quase que a maioria esmagadora não me segue por lá. Ali eu percebo que as pessoas não me seguem, mas curtem o que eu posto porque o que eu posto aparece na timeline delas, ou seja, é uma rede que tem um algoritmo mais favorável em relação ao Threads – e a qualquer rede da Meta, para falar a verdade. O que eu preciso é solidificar a minha linha editorial nesta rede social, para que as pessoas saibam que se não quiserem perder nada do que eu posto e muita gente se agrada, tem que me seguir. Ainda que o número de seguidores no Bluesky seja baixo, o algoritmo da rede permite prognósticos mais promissores para mais à frente.

Essa é apenas a impressão que eu tive da primeira semana completa de uso das duas redes sociais depois de toda a movimentação, visto que as redes andavam bem morgadas antes de Elon Musk arrumar treta com Alexandre de Moraes. Sabendo que esse negócio ainda vai longe, deixo aqui os links das redes sociais alternativas para que você possa me seguir e melhorar as impressões que eu tenho delas. Saibam que vocês vão encontrar muito da minha identidade, os links dos posts, as minhas artes, e é claro, o que eu penso da vida e de tanta coisa que se passa ao meu redor. É só escolher onde você quer me encontrar.

Eu estou no Bluesky e no Threads! Toque em um dos ícones e siga-me:

Vocês vão ver essas impressões de uma maneira mais detalhada e aprofundada ao longo da semana no Conhecendo Você, as sete perguntas onde eu trago as respostas para tudo o que eu entendo em detalhes, como um modo de ajudar as pessoas com conhecimento e experiência. Aqui eu quis trazer uma síntese do melhor dos dois mundos, onde eu vou me aprofundar mais sobre as impressões que eu tenho de cada rede a cada dia, sabendo que as coisas ainda estão, digamos, mais verdes e amadurecendo, e sabendo que tão cedo o X será desbloqueado. Seguirei acompanhando também onde as pessoas mais conseguem enxergar que estão tendo visibilidade e onde os algoritmos mais ajudam elas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo