Ontem eu anunciei que a nova identidade visual do site foi 100% aplicada. Ou não totalmente, diria. Só agora eu posso dizer que a identidade visual do site foi 100% aplicada depois que eu terminei o último passo para a adaptação da identidade, que foi aplicado hoje na newsletter A Luneta, que ainda exibia o antigo visual, e recebeu alguns ajustes para que já nesta quarta-feira, já apareça com a nova identidade. Agora sim, a identidade visual foi 100% aplicada, e alguns ajustes precisaram ser feitos. E eu posso dizer que foram muitos, diante do desafio de apresentar uma identidade visual completa para esse novo momento. Teve artes de capa que só apareceram uma única vez. E serão mídia única mesmo. O visual de várias artes foi trocado com o bonde andando. Algumas coisas eu aprovei, outras não gostei, e mudei.
Foi assim com as artes de destaques aleatórios, e vai ser com a minicoluna, que terá a sua identidade visual definitiva apresentada nesta quarta-feira. A que foi ao ar na semana passada ficou só naquela minicoluna. Foram pelo menos três modelos de artes neutras para chegar ao resultado final, que é baseado nas artes de divulgação das páginas estáticas. Esses ajustes foram necessários para que as artes se alinhem ao projeto visual. E várias delas foram projetos que eu tentava encaixar, mas só funcionava de outro jeito, que testei e deu certo. Foi assim que as artes de destaques aleatórios tiveram dois pilotos para esta identidade, além das capas das redes sociais, com vários pilotos até chegar ao resultado final. Que ainda fez com que outra mudança fosse necessária.
Foi a dos avatares das redes sociais e marcas do site. Onde a luneta de um planeta aparece. Sim, esse favicon que aparece no seu navegador. As artes que eu tinha feito anteriormente foram feitas no Photoshop, que no resultado final, gerou arquivos com tons de cor levemente diferentes daqueles que eu estabeleci na paleta de cores. Como o manual de identidade é claro e a primeira pessoa que tem que respeitar é quem criou tudo isso, eu tive que refazer os avatares e outras artes relacionadas no Canva, que foi onde eu fiz as demais artes de capa, para poder ter a mesma cor reproduzida tanto nas capas quanto nos avatares. Eu ainda vou procurar saber o que foi que houve. Mas no mais, todas as mudanças foram feitas da melhor maneira possível para que hoje eu pudesse chegar no resultado final.
Inclusive foi necessário adicionar uma nova cor neutra na paleta de cores, que é o cinza realce, que é um cinza mais preto do que cinza, que serve justamente para realçar links e outros componentes, no que é uma das cores neutras, ou seja, que é comum as três paletas de cores, o que é o caso do cinza base, do preto e do branco. Esse novo esquema, como bem reforcei, vai realçar os períodos de sazonalidade do site. Hoje vocês estão vendo a paleta de cores em tons de azul, mas em junho, durante 30 dias, verão este site na cor amarela, assim como em dezembro, durante os 31 dias do mês mais os 6 primeiros dias de janeiro, verão o site na cor vermelha, representando cada período de produtividade do site, tanto as festas juninas quanto as festas de fim de ano.
Muito trabalho foi feito, muita coisa está para ser realizada, e estou pronto para o que ainda está por vir. Mas no mais, toda a identidade visual do site foi atualizada, até mesmo em áreas que eu nunca mais fiz alguma coisa, como no site de portfólio, você já viu? Vou investir mais por lá, assim como eu quero adicionar os resultados dessa nova identidade no Behance. Logo, darei início a segunda etapa da implantação dessa nova identidade, que vai ser a primeira a ser implementada também em um espaço físico, nesse caso, no meu quarto, que em breve será exclusivo. Afinal de contas, o que essa nova identidade visual representa é a mudança que está acontecendo. Afinal, o que está sendo novo, faz com que tudo o que faz este projeto ter sentido esteja de cara nova.