A sua criatividade é única. E você precisa mostrá-la ao mundo. Talvez você não saiba como desbloqueá-la, mas eu posso te ajudar com algumas dicas fundamentais para desbloquear esse potencial que muitas vezes você nem imagina que tem, mas que, se bem usada, pode te levar a voos cada vez maiores. É por isso que o #ContentTalks de hoje traz dicas de ferramentas que todo criador deveria dominar, do planejamento à edição – um arsenal criativo que corta tempo e multiplica impacto para quem é criador de conteúdo.
Trabalho criação de conteúdo através de um tripé: planejamento, brainstorming, execução. Através do planejamento, eu penso quando e como eu vou colocar um determinado conteúdo no ar e com que recorrência eu pretendo fazer isso. Através do brainstorming, eu vou desbloqueando minha cabeça e me abastecendo de ideias que serão a base daquilo que eu vou criar, da cabeça aos pés, da estratégia ao resultado final. Através da execução, eu dou forma ao meu trabalho e levo o resultado para o público.
Você está pronto para organizar o seu arsenal criativo? Pronto para desbloquear todo o seu potencial que talvez você nem saiba que tenha? Pois não deixe de conferir este post, porque eu vou trazer aqui algumas dicas que podem te ajudar a desenrolar o seu lado criativo e potencializar o seu domínio na criação de conteúdo de qualidade, afinal, em um mundo onde a concorrência é ampla, ter diferenciais é fundamental. E talvez ter alguns canivetes suíços possam te ajudar.
Planejamento: por onde e quando começar
Ferramentas de agenda e organização são fundamentais para você não criar conteúdo aleatoriamente e postar de qualquer jeito, porque você precisa de uma orientação justamente para que o seu leitor já saiba o que encontrar ali, ao mesmo tempo que ele pode ter surpresas positivas. Lembram que em 2022 eu desenvolvi uma agenda de criação de conteúdo, e é por isso que você vê o #ContentTalks na segunda, Luneta Sonora na sexta ou as séries de desenho nos fins de semana? Pois bem, essa foi uma organização que eu comecei há três anos e foi se consolidando ao longo do tempo.
Se você, assim como eu, quer organizar uma agenda de conteúdo e postar um determinado tema a cada dia da semana, você pode começar usando uma ferramenta simples como o Google Agenda, ou evoluir para o Trello ou Notion para ter uma agenda mais organizada e mais fluida, para ir consolidando ao longo do tempo e até trocando um elemento ou outro conforme a dinâmica do tempo pede. Lembra que eu troquei a web story da semana pelo #TrendTalks no meio do ano? É um exemplo de que a agenda não é imutável.
Brainstorming: onde você começa a fazer as ideias acontecerem
Ferramentas de inteligência artificial te dão um norte para você potencializar a criação de conteúdo. Elas não substituem a parte criativa, mas são uma mão na roda para destravar esse potencial que existe em você. O tema deste post foi traçado a partir de um planejamento que eu pedi para a inteligência artificial fazer, e ele me deu um mar de possibilidades que eu poderia trabalhar no meu ramo. E olha, posso dizer que eu já tive pé atrás em trabalhar com IA, mas o simples fato de testar me permitiu elevar o nível do conteúdo que eu posto atualmente. Essa era uma das minhas maiores preocupações.
E opções de ferramentas de inteligência artificial não faltam. Geram tudo o que você precisa e ainda mais um pouco, como imagens e arquivos completos para tudo o que você precisar. Trabalho com ChatGPT e Google Gemini para traçar estratégias de conteúdo, para destacar as principais ferramentas de IA do ramo. E eu posso dizer que elas me ajudam bastante em todos os meios. Por exemplo: foi o ChatGPT que determinou este tema e foi o Google Gemini que me deu as dicas de ferramentas.
Execução: aqui começa o show
É aqui que a mágica acontece. Até então, parecia uma coisa impossível você conseguir ferramentas profissionais para criação. Algumas delas foram até potencializadas pela inteligência artificial, como o Canva, que democratizou o design e já não é mais aquela ferramenta de criar design padrão: você pode criar coisas incríveis do zero. É do Canva que provém a maioria das artes que eu produzo, a partir de esquemas que eu criei do zero. Também uso o Photoshop para criar algumas artes de base.
Além das ferramentas de imagem, ferramentas de vídeo também são fundamentais para o seu trabalho, afinal, é fundamental nesse meio. Uso o InShot para editar os vídeos das artes tradicionais e o Instagram Edits para postar, lógico, os reels do Instagram. A própria ferramenta de edição do TikTok também me entrega uns resultados interessantes, bem como o já consagrado CapCut. Se você quer uma coisa mais profissional e poderosa, você pode trabalhar com o DaVinci Resolve no seu computador, que tem uma versão gratuita.
O importante é fazer acontecer, com as ferramentas certas
Não importa que ferramenta você vá usar para as suas necessidades criativas, você já tem uma boa ideia de como uma ideia nasce e se desenvolve. Você tem meios para planejar, para transformar as suas ideias, para torná-las realidade. Criadores há muitos, e você precisa mais do que nunca fazer a diferença nesse universo cheio de astros e estrelas onde cada um se destaca com o seu brilho próprio. Diferencial é fundamental nesse meio, e eu sei muito bem disso, por isso tudo o que eu mais fiz – e o que eu mais venho fazendo – é me diferenciar aprimorando o meu conhecimento.
E o que faz você se destacar é justamente isso: o domínio das ferramentas, a maneira que você aprende a usá-las, a constante atualização, tudo isso combinado com a sua capacidade criativa. Essas dicas que eu passei servem de base para você começar e ir avançando na medida que você agrega mais conhecimento e mais domínio das ferramentas criativas. Diante de tudo isso que eu te mostrei neste post, você está pronto para criar? Então prepare o seu arsenal e entre na batalha!