Image

#ContentTalks: Documentando a identidade da luneta de um planeta

O ano começou com tudo e com o começo da composição de mais um documento, o manual de identidade da marca do site.
, ,

Começou o ano, e eu poderia usar o #ContentTalks de hoje para falar das novidades do ano de 2025, em um projeto que a cada dia reflete a minha identidade. Mas eu já falei delas no decorrer dos últimos dias do ano passado e dos primeiros dias do decorrer deste ano. Seria redundante falar das coisas que aconteceram, que não aconteceram, que eu não esperasse que fossem acontecer e das coisas que ainda vão acontecer. Por isso mesmo, vamos falar de algo que eu pensava em fazer há um bom tempo e comecei a tirar do papel nos primeiros dias deste ano. É sobre o Manual de Identidade Visual da marca do site, a luneta de um planeta, que vai completar oito anos de uso.

Há um bom tempo, resolvi não mudar tanto o projeto da marca, que é de 2019, que foi o ano em que eu adotei a atual paleta de cores da marca. Porém, a marca da luneta de um planeta foi adotada em 2017, com uma paleta totalmente diferente de cores, a qual foi baseada na paleta de cores da 612 Comunicação daquela época. Em 2019, que é o ano do atual projeto da marca, eu mudei a paleta de cores, e posteriormente, a tipografia. Foi uma construção de longo prazo que eu adotei para justamente criar uma identidade mais consistente da marca. Hoje, a documentação da marca está no guia do site. E agora, ela será desmembrada desse guia e ganhará mais detalhes em um Manual de Identidade Visual.

E por que manter a marca assim, estável, coesa, que se mantenha moderna e não envelheça depois de seis anos de adoção? Pensa comigo: que personalidade eu vou apresentar para as pessoas se eu fizer um rebranding por ano? A minha ideia com a atual marca é manter uma consistência criativa. Quando eu adotei a Luneta, no ano de 2017, eu pensei que a marca que eu desenhei não iria pegar, diante da consolidação do balão daquela época. Mas eu quis mudar, refletindo a época da 612 Comunicação, em que eu queria utilizar a marca da luneta para observar o planeta – daí o slogan atual do site, este adotado em 2017.

Desde 2020, adoto o mesmo tema no site, com algumas modificações que poucas pessoas notam que se trata do mesmo tema. Só adicionei uma alteração ou outra no cabeçalho, na home, mudanças que foram feitas para refletir tendências de design dos cinco anos que o tema é adotado. Luneta III é o tema mais longevo de todos os temas adotados no site em 10 anos de WordPress, só para não dizer que é o tema mais longevo dos 16 anos do site, afinal, eu mudava direto os temas do velho Blogger, que não era tão flexível em termos de personalização, mas eu conseguia fazer um milagre ou outro do jeito que dava. Aqui eu consegui fazer alterações e mexer em outros aspectos do site com recursos que eu jamais poderia imaginar usar.

E agora, a identidade visual de 2019 começa a ser documentada no Manual de Identidade Visual. Ainda falta um Mídia Kit para ser publicado, que é justamente o de… Identidade Visual. Só que aqui são dois documentos diferentes, e na prática, eu praticamente desmembrei todo o guia nos Mídia Kits. Dá para criar outros documentos? Dá. E isso me permite atualizar os documentos de forma separada, afinal, tem informações que mudam o tempo todo, outras nem tanto, e algumas outras nunca mudam quando não raramente. Quero ter mais informações para apresentar para as pessoas que queiram investir no meu trabalho, e eu terei um trabalho com várias bases para apresentar. Logo vocês saberão quando o documento irá ficar pronto.

Ao longo do tempo, o meu projeto de arte e comunicação vai ficando completo, mais completo do que eu poderia imaginar, da maneira que eu queria que fosse para ter uma certa base e uma certa credibilidade, que é importante em um mercado tão competitivo onde você precisa se sobressair diante de tantos projetos que surgem o tempo todo e precisam de investimento. E vocês vão acompanhar mais este passo, diante de tantos outros que este site já vem passando ao longo de 2025. Os desafios são muitos, os desafios são vários. E é assim que o ano começa, nessa pegada, porque algumas coisas importantes e outras que demandam tempo para ficarem prontas não podem esperar.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo