Image

#ContentTalks: 16 anos construindo histórias

O #ContentTalks de hoje é sobre os 16 anos do site, e os desafios que me aguardam nos próximos anos, com novidades a caminho.
,

Em uma noite como esta, tudo começou. 16 anos depois, vivemos momentos desafiadores, mas que fazem parte da trajetória de sucesso que me fez chegar até aqui. O site começou em 23 de dezembro de 2008, eu sei, você já sabe, como um blog, com o nome de Diário do Josi. Não que ele deixasse de ser um blog depois que eu mudei todo o conceito da coisa tem um tempo. Mas eu me lembro de como as coisas eram bem amadoras, não que esse tempo seja de se esquecer, faz parte da trajetória e eu me orgulho dela. Já teve aquela estrutura com barra lateral, links de parceiros, frases e outras coisas que eu colocava lá. Como esquecer desse momento do blog mais raiz? Foi para necessidades ainda maiores que o site foi estruturado ao longo dos anos e a evolução é a marca dessa trajetória.

E se você é desse tempo do blog mais raiz, feito da maneira mais primitiva possível, com improvisos e gambiarras, nem deve acreditar que aquele blog com aquele monte de coisas na lateral é esse mesmo site que eu tornei uma coisa mais profissional há 10 anos, quando ele passou a ter hospedagem própria, plataforma WordPress e tudo aquilo que eu precisava para que eu tivesse uma coisa mais, bem, eu já disse, profissional. O conteúdo de 16 anos atrás, desde o primeiro post até este e os próximos está todo aqui. Não quis tocar em nada. Algumas coisas eu não quis necessariamente manter no ar, elas ainda estão disponíveis, mas não para todo mundo. Afinal, qual blog não tem aqueles posts privados? Este site tem, e é uma das heranças daquele tempo, até porque heranças são coisas que não faltam neste site.

Esses posts privados podem ser lidos pelo Luneta Prime. Que é um recurso que eu criei para não tirar alguns posts do ar, deixando-os apenas ocultos dos algoritmos de pesquisa. Eles só podem ser lidos mediante pagamento de uma taxa de dez reais mensais ou cem anuais, como um modo de mostrar algumas coisas para um público selecionado, em especial o que pode ajudar diretamente na manutenção dos projetos. Todos os posts deste site podem ser lidos por qualquer um, menos esses desindexados, onde eu apliquei o paywall. Fiz isso com vários posts antigos: até o momento, nove dos exatos 8248 posts publicados até aqui e contando estão nesse estágio, e outros podem entrar dependendo do critério que eu possa dar para serem simplesmente desindexados e anexados ao Luneta Prime.

O site completa 16 anos no ritmo das mudanças que vão determinar muita coisa nos próximos anos. A começar pelo ambiente, justamente onde tudo começou, no meu quarto. Hoje ele é compartilhado com o meu irmão, mas no próximo ano, será integralmente meu, visto que minha irmã vai se mudar para um apartamento próprio e meu irmão passará a ficar com o quarto que antes era dela. Hoje eu trabalho numa das paredes do quarto. Logo será ele todo, incluindo a própria parede onde o blog nasceu, hoje oculta por um guarda-roupa que será desmontado. O primeiro passo, inclusive, já foi dado: a porta de vidro foi retirada a meu pedido, visto que ela não oferecia isolamento acústico, não oferecia privacidade e tinha problemas com a luminosidade: qualquer luz que fosse acesa em casa, refletia no quarto. No último sábado, foi instalada a porta de madeira, marco zero da adaptação do quarto.

Ter um ambiente sob controle vai significar muita coisa: mais volume de produção, mais possibilidades de criação, uma vez que tudo o que eu fazia em outros lugares da casa será concentrado em um único lugar, dando dinamismo e velocidade aos projetos, já que tem muita coisa que eu não consigo fazer agora em virtude das limitações do espaço, que serão praticamente resolvidas com essa nova configuração aqui de casa. Alguns planos que serão colocados em prática com a adaptação do quarto dizem respeito a criação de novas séries de arte, em especial com telas e folhas A3; mais conteúdo em vídeo, com lives nas redes sociais, em especial de conteúdos de arte, e o videocast do Luneta Sonora. E é claro, uma atualização mais ágil do site, bem como a possibilidade de videoconferências e outros aprendizados.

Os desafios são enormes, mas é assim que o site chega aos 16 anos. O que não é para qualquer um, afinal, quantos sites conseguem chegar nessa idade? Talvez só os maiores, e chegar até aqui é, sem dúvida, uma prova da vitalidade do projeto, que está mais perto do que longe dos 20 anos, e eu vou alcançar essa marca. E como eu vou conseguir isso? Com novas ideias, que exigem novos desafios. Isso é um fato. O ano de 2024 não foi do jeito que eu esperava que fosse, e o que a gente espera de 2025 é que tudo seja diferente. Prontos para começar um novo momento da história, prontos para fazer acontecer um futuro brilhante. É o que eu espero daqui para frente. E esse é um futuro que começa a ser construído neste momento. Afinal, onde ninguém enxergaria uma história, eu consigo enxergar mais além.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo