Image

Clima de São João

Como explicar a festa de São João (e o clima das festas juninas) para quem não conhece?

Como explicar a festa de São João (e o clima das festas juninas) para quem não conhece?

Pergunta feita por este editor

Cada lugar, cada região tem uma cultura. A nossa tem várias características daquilo que herdamos, e uma delas é a cultura junina, que tem como seu ponto alto a véspera de São João: uma festa de meio de ano que até pode ser comparada ao Natal guardadas as devidas proporções, mas que de certo modo tem a ver: João prepara o caminho para Jesus, que tem o seu nascimento celebrado daqui a seis meses. É por isso que dos três santos juninos, São João é o mais celebrado. E olhando para o calendário, é como o meio que prepara o fim de um ciclo e o início de um novo. Apesar das festas juninas serem heranças europeias, o Nordeste as adaptou de um jeito que as tornaram únicas, como uma marca registrada.

É nesse momento que festas acontecem em vários lugares do interior, e é para onde muita gente vai nesse período, se reconectar com as origens, reencontrar familiares, fazer novas amizades, e principalmente, curtir as festas públicas. Essas festas são o momento máximo dos músicos de forró, ritmo característico não só das festas de São João, mas do Nordeste como um todo. Não para menos é forte a sua defesa perto da ofensiva mercadológica de algumas festas, onde o ritmo vem perdendo espaço, mas quem conhece as festas de São João, sabe muito bem o que espera encontrar e vai estranhar a ausência do forró nelas.

Mas vamos agora falar das reuniões familiares? Essa reconexão familiar também acontece nessa época, afinal, não precisa esperar um ano inteiro para isso quando se tem essa oportunidade no meio do ano de confraternizar e manter o papo em dia. Nada é mais a cara das festas juninas do que as comidas de milho, seja o próprio milho cozinhado ou assado na brasa de uma fogueira, ou em forma de comidas típicas a exemplo do bolo de milho, canjica, pamonha e outras coisas mais. Afora a oportunidade para fazer um churrasco, assar um queijo, comer um bolo e tudo aquilo que nos faz lembrar daquele clima junino.

E justamente hoje, neste domingo, é o auge desse momento que dura um mês inteiro e nos faz entrar nesse clima que eu sempre costumo falar e que também tem um pouco a ver com o começo do inverno, trazendo esse clima mais ameno e aconchegante. É a véspera de São João. Que é o momento em que tudo isso acontece com mais intensidade e a festa acontece em cada cada. Hoje em dia, as festas mais raiz acontecem no interior. Aqui na capital, a gente precisa se adaptar a muitas coisas que não são possíveis de se fazer, mas que já se fizeram um dia, mas a gente não deixa de celebrar esse momento, nem deixa de estar com a família.

Hoje é somente o auge. Mas até o fim do mês a festa junina acontece. Chegamos hoje a véspera de São João, mas no sábado tem o Dia de São Pedro para encerrar esse período e recarregar as energias para essa segunda metade do ano, que a gente sabe que vai ser intensa, por isso, essa pausa de meio de ano é um dos momentos mais esperados por nós. Para a gente se reconectar. Reconectar com a família e com as nossas origens. E a gente sabe como fazer isso muito bem, você vai descobrir esse clima e entender a importância dessa festa ao longo dessa semana, mas com mais intensidade no dia de hoje. E então, prontos para celebrar São João?

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo