Image

BREVE HISTÓRIA DE UM PROJETO

O primeiro nome do Blog Josivandro Avelar foi “Diário do Josi”. Em fevereiro de 2009 virou “Josivandro Avelar”, e em […]
, , , ,

O primeiro nome do Blog Josivandro Avelar foi “Diário do Josi”. Em fevereiro de 2009 virou “Josivandro Avelar”, e em setembro de 2011, passou a ser “Blog Josivandro Avelar”.

o que mais nos espera

A página foi criada em 23 de dezembro de 2008, e o primeiro post foi ao ar às 20:45 da noite do mesmo dia. O blog havia entrado no ar menos de dez minutos antes, mas como página vazia é canal de TV no colorbar, consideramos o pontapé inicial 20:45.

Os primeiros posts eram simples, lesos, sem noção, mas deixei lá para vocês verem o quanto eu era sem noção como muita gente que começa na área sem experiência alguma em nada, nada, nada. Eu ia entrar no terceiro ano do ensino médio no ano seguinte. Aliás nem tinha certeza. No dia anterior fiz prova final de Física – e pelo menos passei.

Comecei o blog lembrando dos álbuns de imagem no Paint – chamava de museus – no Orkut (!!!). Sim, a página começou a partir de sugestões dessa rede social. Depois fomos entrando em outros terrenos. Em 2009, chegamos no Twitter. No ano seguinte, no Facebook – e lá nos consolidamos. Somente em 2013 cada blog passou a ter sua fanpage.

O blog foi evoluindo aos pouquinhos. Passei a usar na cobertura dos acontecimentos da escola onde eu estudava. Apliquei recursos a ele – era raro ele ter imagem. Daí nasceu a necessidade de fazer artes. As primeiras foram fuleiras, no Paint. Mas foram evoluindo no Corel Draw até chegar no pacote Adobe como atualmente – se bem que nem sempre foi dessa maneira, mas calma, chegaremos lá.

O Blog Josivandro Avelar já foi gerado de três computadores, quer dizer, notebooks. Esta residência nunca teve um computador desses de gabinete. O primeiro deles, onde o blog nasceu, está embaixo da mesa de onde escrevo agora, parado, já que a placa-mãe dele queimou em abril de 2012. Desde então está parado. Passei a usar um notebook emprestado do meu pai – além do netbook do meu irmão – até chegar em um netbook próprio, que usei até novembro de 2013. E nos tempos de notebooks emprestados, o improviso reinou no blog. Fiz tudo da maneira que podia. Lembram do notebook que o meu pai me emprestou? Pronto, é o meu atual computador de trabalho desde o início desse mês. Troquei aquele netbook por ele, agora o netbook está com meu pai.

Com o novo computador, pude eliminar algumas limitações do netbook. Por exemplo, não poderia trabalhar com Adobe Illustrator, por conta da baixa resolução da tela. E eis que agora posso trabalhar com esse programa, por meio do qual esta arte foi criada. Nos tempos do netbook tive que fazer minhas artes no PhotoScape, a maioria delas rápida, em três minutos. Assim nasceram as fotoartes em massa, baseadas em fotografias de resolução mais ou menos tiradas a partir das primeiras câmeras do blog, na realidade câmeras de celular.

Os celulares fizeram parte da história do blog. O primeiro deles foi um Motorola W388 com câmera de 0,3 MP. Mesma resolução do aparelho posterior, um Nokia X2, que também colaborou com posts para as fanpages do blog. O atual gadget do blog é um Samsung Galaxy Y, com câmera de 2,3 MP. A partir dele entramos no Instagram, no dia 24 de setembro de 2013. E nem precisa dizer que mantivemos a mesma essência, bem como boa popularidade.

O blog tem projetos auxiliares. De março de 2009 até dezembro de 2012, funcionou o Josivandro Avelar 2, o Blog de Desenhos. No dia 28 de dezembro de 2012, o blog de desenhos é desativado e dá lugar ao All types & Fotoartes. Os projetos de artes gráficas evoluíram mais que os outros projetos de artesanato, que passaram a ser publicados no Blog Josivandro Avelar, afinal, os leitores gostariam de ver o artesanato melhor divulgado na página principal. Desde agosto de 2013, o AT&F tem um regime semanal de publicação, aos sábados. Por conta do fim do curso, esse período está sendo reavaliado. Por exemplo, nessa semana as atualizações do AT&F serão quase diárias.

Em setembro de 2011, o blog deixou o domínio gratuito josivandroavelar.blogspot.com para adotar o domínio próprio josivandroavelar.com, que praticamente é uma assinatura. Investir em domínio próprio é um dos maiores ganhos da história do blog justamente por isso.

Atualmente o Blog Josivandro Avelar é um considerável conglomerado que tem um certo valor sentimental, pois tudo isso foi feito até hoje sem nenhum centavo ganho, traduzindo o real sentido da palavra independência. O blog nasceu independente e manter-se independente é um fator importante para a longevidade – sempre jovem – que a página mantém até hoje. O Blog Josivandro Avelar mantém o All types & Fotoartes como projeto auxiliar, e o Companhia Ideias como projeto esporádico – foi o Companhia Ideias que deu a identidade que o blog carrega atualmente. Com ele, e com a ajuda fundamental dos amigos, me formei publicitário.

Inventamos muita coisa. Acompanhamos muita coisa. Improvisamos o quanto foi necessário improvisar. O passado se apresenta por si só, tanto que o foco desta comemoração é o futuro. O que o futuro nos reserva.

Desde os tempos de Diário do Josi até aqui, evoluímos de uma forma rápida e constante sem perder sobretudo a nossa essência. É por isso que estamos em constante evolução e movimento, pronto para novos desafios e para o que mais o destino reservar.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo