Existem tradições familiares que são preservadas em alto nível e dentro de casa, afinal, não se tem graça se essas tradições não acontecem aqui de onde eu estou. E isso pode se traduzir melhor nos feriados de Natal, Ano Novo e São João (este último no final de junho). É imprescindível que se passe em casa, com a família reunida ou em parte.
A minha família é de tradição e criação católica. Muito dessas tradições vem dessa cultura, e minha mãe não abre mão, ainda que hoje em dia muito disso se perca por conta das mudanças da forma que a população expressa a sua fé e entenda que muitas dessas tradições para ela já não fazem mais sentido.
Tanto que para mim, algumas podem se manter e outras não, quando eventualmente estiver em meu próprio lar ou formar a minha família. Fogueiras já não fazem mais sentido nas festas juninas, ainda mais em zona urbana. Outras dá para manter e fortalecer, como as celebrações de Natal e Ano Novo.
São as tradições familiares as marcas da nossa e de todas as famílias. Elas se adaptam com o tempo. E a gente ressignifica o sentido de cada uma delas. E eu quero manter para mim aquelas que permanecem fazendo sentido e tem um significado especial.