Como você avalia o ano de 2024 nos seus projetos, em termos gerais?
Pergunta feita por este editor
O ano de 2024 ainda não acabou, é verdade. Faltam 11 dias para concluir mais um capítulo dessa história tão intensa. E o ano de 2024 até aqui foi intenso no sentido de que eu poderia ter feito muito mais do que eu esperava quando o ano começou, mas muita coisa não saiu como eu planejei. E o que a gente faz quando as coisas não dão certo? Reflete e reavalia o que deu errado. Mas se tem uma coisa o que ano de 2024 me permitiu foi pensar que eu posso ir mais além e acreditar que eu posso ir mais além. Esse ano me permitiu ter uma perspectiva de mudanças e futuro que quando vierem, virão de uma tacada só.
Sempre procuro reavaliar onde foi que eu errei para tentar acertar, e se eu errei, foi tentando acertar. Não abri mão daquilo que eu acredito por causa de algoritmos. Eu acredito na minha originalidade e na minha identidade, e essa é uma coisa que eu jamais vou abrir mão em nome de uma proposta que pode ser até amigável para os algoritmos de pesquisa, mas péssima para os meus projetos. Eu acreditei em mim. Acreditei nas pessoas que veem o meu trabalho, porque eu sei que elas veem. É por pessoas que eu não conheço que se identificam com o meu trabalho que eu faço o que eu faço todos os dias, do meu espaço.
2024 termina com essa perspectiva da ampliação do espaço e do primeiro passo que foi dado. De que foi preciso recuar, se é que eu posso entender que eu fiz isso, para lá na frente eu poder colher frutos daquilo que eu estou plantando hoje. E eu sei que sementes demoram para germinar. Mas eu plantei, eu cuidei, e eu espero na paciência que eu tenho para que tudo dê certo. E eu posso dizer que agora, as coisas estão dando certo e eu vou colher os frutos daquilo que eu plantei lá na frente. Eu sei que a caminhada foi árdua, mas como eu costumo falar para as pessoas, quem disse que as coisas seriam fáceis?
Pois eu posso dizer para vocês uma coisa: não é fácil. É se não é fácil, é porque tinha que ser assim, é porque as coisas são assim, e assim a gente lida com os desafios que sempre aparecem para provar que nós somos fortes e conseguimos superar um por um. E em 2024, os desafios foram muitos para manter este projeto de pé diante das dificuldades que enfrentei, que não foram poucas. Os desafios foram difíceis demais, e é natural, faz parte da nossa caminhada. A gente precisa provar para nós mesmos que conseguimos superar os desafios mais difíceis com a mesma leveza e paciência como a gente supera os desafios mais fáceis. Na verdade, é encarar e nem pensar tanto assim na dificuldade. Vai lá e supera.
Eu poderia esperar tanta coisa do ano de 2024, que esse foi mais um ano de luta. Luta por aquilo que eu acredito, luta pelo meu trabalho, luta pelo meu ideal. Foi lutando que eu cheguei até aqui, e lá atrás, eu poderia acreditar que eu teria desistido de tudo. Mas eu cheguei até aqui, eu não desisti, e cá estou, com vocês, pronto para construir uma nova história juntos. Porque eu acredito nos meus sonhos, afinal, se eu mesmo não acreditar nos meus sonhos, quem vai? É assim que eu tomo a frente dos desafios mais difíceis, na certeza de que no próximo ano, tudo vai ser diferente e será melhor do que esse ano que termina.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: