Image

As coisas não são tão fáceis como você pensa…

Quando você se formou em Publicidade e Propaganda, você esperava que as coisas não fossem tão fáceis para quem quer trabalhar na área?

Quando você se formou em Publicidade e Propaganda, você esperava que as coisas não fossem tão fáceis para quem quer trabalhar na área?

Pergunta feita por este editor

Publicitário, redator, ilustrador e social media. É isso que tá na bio das minhas redes sociais, é isso que tá aqui embaixo, na biografia que eu deixo em cada final de post para que vocês saibam quem é o ser humano escrevendo esse monte de coisa aqui na Internet. Bem, publicitário é a carreira em que eu me formei, e que me faz dizer que eu tenho o superior completo. Redator porque a coisa que eu mais faço, entre as coisas que eu mais gosto de fazer, é escrever. E eu faço isso há 16 anos, desde antes de me formar até mesmo no Ensino Médio. Ilustrador porque eu sempre gostei de desenhar e já fazia cursos de desenho e pintura na época do Ensino Fundamental. E social media, bem, eu acabei me tornando para divulgar meu site.

E você se pergunta: conseguiu emprego? Ao longo desses 12 anos que eu sou formado, não. Poderia ser fácil? Talvez, sei lá, na década de 1990, 2000, quando não existiam todas essas mídias que existem hoje, só aquelas de massa, tipo rádio, televisão, e necessidade de força criativa para produzir comerciais. O advento da Internet até potencializou isso, mas nesse meio tempo surgiram as redes sociais, o que fez com que qualquer pessoa fizesse qualquer tipo de divulgação que fosse nelas, com os softwares e aplicativos na mão, e chamasse de publicidade. Ok, surgi para a Internet lá em meados de 2008, ainda no Ensino Médio, na certeza de que eu não queria ser apenas um mero espectador.

Quando a Internet virou uma realidade nas casas das pessoas, elas tinham curiosidade só de acessar sites. Mas como vocês bem me conhecem, eu tinha a curiosidade de saber como é que era colocar um no ar. Com o advento dos blogs, que eram um toque a mais para quem tinha um Orkut – lembra? Eu sou dessa época – criei o meu blog na base da curiosidade, sem imaginar que 16 anos depois, evoluiria para isso aqui que você está vendo produzido em uma ferramenta bastante usada por um monte de sites de grande porte. Pelo menos os portais de notícias do estado onde eu moro usam WordPress com força.

E bem, eu me formei, e encontrei uma realidade bem diferente. Foram muitas horas complementares e nada de experiência prática que eu conseguisse, isso se eu chamasse de experiência prática. No fim, tudo o que eu consegui foram freelas, o próprio projeto 612, e quando eu transferi o site para hospedagem própria, encontrei o que poderia ser para mim o pulo do gato, já que eu transformei vários blogs em Blogger em sites que estão no ar até hoje fazendo bastante sucesso. Foi assim que eu acumulei 10 anos de experiência parecendo que eu estava brincando com isso aqui, mas na verdade, eu estava levando muito a sério.

E o que eu posso dizer hoje? Que as coisas não são tão fáceis. Mas quem disse que era para ser? Eu poderia imaginar que ter um curso superior iria me abrir várias portas, mas eu encontrei as portas que acreditaria que estariam abertas para mim fechadas a ferrolhos e cadeados. E se as portas não iriam se abrir para mim, eu mesmo abro as minhas portas. Aquele blog que eu comecei na base da curiosidade se transformou em um pilar que me mantém de pé até hoje. E que me faz acreditar que sonhos são possíveis, mesmo que pareçam impossíveis. Porque eu sei que em algum momento, alguma porta há de se abrir. Eu sei que as coisas não são tão fáceis, é verdade, mas eu tenho que manter a fé e acreditar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes