Image

As coisas continuam não sendo fáceis

Você sente que as coisas não são fáceis para quem trabalha com comunicação hoje em dia, com mais recursos do que nos tempos de faculdade, ou melhor, nos tempos de ensino médio quando tudo isso começou?

Você sente que as coisas não são fáceis para quem trabalha com comunicação hoje em dia, com mais recursos do que nos tempos de faculdade, ou melhor, nos tempos de ensino médio quando tudo isso começou?

Pergunta feita por este editor

Quando eu entrei na faculdade, entrei com uma realidade bem diferente do mercado de hoje. Afinal de contas, nada é mais dinâmico do que o mercado da comunicação, onde tudo acontece de uma maneira que muitas vezes você não consegue acompanhar. Antes de todo mundo saber o que é a Internet móvel, acessada nos celulares, eu já acessava sites e atualizava o blog assim, da maneira mais precária possível, é verdade, mas sabendo que um dia, aquilo seria a rotina de muitas pessoas. Os anos se passaram e o que até um dia desses era uma coisa que parecia que só eu fazia uso, faz parte da rotina de muitas pessoas, transforma cidades, modifica rotinas.

E é por isso que cada vez mais as pessoas têm as suas próprias mídias. Elas próprias geram as suas notícias, elas próprias geram conteúdo, elas próprias anunciam os seus produtos. A publicidade parece que se tornou uma coisa que qualquer um pode fazer. Mas eu sei que eu tenho um diferencial, como todos os profissionais de publicidade tem. Sabemos que precisamos ser cirúrgicos na transmissão de uma mensagem, que ela não pode alcançar todo mundo de todo jeito, e sim quem realmente tem o potencial de comprar, quem tem o potencial de influenciar, quem tem o potencial de gerar resultado para quem anuncia.

Hoje em dia surgiram os influenciadores digitais, que é um novo nome para aquelas pessoas que até um dia desses eram chamados de blogueiros e blogueiras, mas sem blogs, só com as suas mídias digitais, onde até um dia desses eram meras redes pessoais, se tornaram redes de conexão com pessoas que se identificam com o seu modo de comunicar. Nada pode te identificar mais do que uma pessoa que está falando todos os dias com milhões de pessoas como se estivesse conversando diretamente com você. As marcas enxergaram um potencial muito maior nos influenciadores digitais do que teriam, por exemplo, anunciando em revistas.

A mídia muda o tempo todo, e eu sei que eu preciso acompanhar o movimento, que é acelerado. E nem mesmo para os influenciadores digitais que estão chegando agora, as coisas têm sido fáceis. Até para eles esse movimento é rápido, e é sobre isso que eu falo sobre as coisas não serem fáceis. Até 10 anos atrás, eu seria um publicitário moderno. Hoje eu estaria praticamente na velha guarda. Nada mal para quem vai completar 37 anos este ano, não é? Mas será que eu realmente construí uma carreira? O tempo mostra que sim, afinal, não se pode ignorar o que eu construí nesses 16 anos de comunicação, um ciclo que começou antes mesmo de eu entrar na faculdade.

As coisas não são fáceis para quem tem uma carreira sólida. As coisas não são fáceis para quem tem o poder de influenciar. O mundo muda o tempo todo, os recursos mudam o tempo todo, e hoje estamos vivendo a era em que a inteligência artificial faz parte da nossa rotina, o que é outra dessas coisas que até 10 anos atrás eram apenas projeções para o futuro e pareciam inimagináveis. Você não termina de aprender quando sai da faculdade. Você tem que se atualizar o tempo todo. Porque sabe que se não se manter atualizado com o que acontece na sua carreira, vai ficar para trás. Afinal, a comunicação é dinâmica, e o que hoje é moderno, daqui a 10 anos será rotina, e daqui a 15 obsoleto.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes