Image

Aprendizados para o ano que termina

Quais os aprendizados que você pode tirar desse ano que termina?

Quais os aprendizados que você pode tirar desse ano que termina?

Pergunta feita por este editor

O ano está praticamente terminando, e dele eu tiro muitos aprendizados, das coisas que deram certo, e de outras que não saíram da maneira que eu gostaria. É sempre assim: a gente planeja um ano incrível, até parece que tudo vai dar certo, mas sempre tem alguma coisa que não sai como a gente planejou, e não é apenas uma coisa, são várias, que parece que não tem fim e a gente não sabe como vai sair daquelas situações que vão se criando ao longo dessa trajetória. O meu ano foi assim, uma montanha-russa de emoções, que se eu estou falando agora como é que foi, é porque eu consegui passar das voltas e reviravoltas mais difíceis.

Tiro muitos aprendizados desse ano que termina. Um deles foi superar os meus medos e a minha ansiedade, por mais que eles insistam em voltar, mas eu aprendi como encarar tudo de frente, deixar passar e não deixar nada atrapalhar o meu trabalho, as minhas coisas, a minha vida. Talvez essa seja uma das melhores coisas que aconteceram no ano, o de conseguir de certa forma aprender a lidar com a ansiedade e ser mais maduro com as frustrações. Eu acreditava que eu não era assim. Acreditava que encarar a ansiedade e o TOC seriam as coisas mais difíceis. Há tempos eu não tenho tido mais problemas, mas eu sou sempre vigilante quanto a isso.

Por mais que a gente planeje como o ano novo vai ser, e isso a gente faz todos os anos, a gente sempre tem que estar preparado para as surpresas e os imprevistos. Talvez estar preparado para o imponderável seja uma dos aprendizados mais importantes que eu tenho. E quantas coisas que eu considerava imponderáveis aconteceram ao longo desse ano? E o quanto eu não aprendi com tudo isso? Muita coisa, afinal, de cada imponderável que acontece, muita coisa se aprende. E eu começo esse ano novo preparado para o imponderável, preparado para tudo, maduro para todas as coisas que forem acontecer.

A hora de começar a colocar os planos em prática está chegando. O momento de planejar já passou, e agora, é esperar que todos os planos que você fez para este ano que começa comecem a se concretizar, comecem a sair como você planejou, enfim, se tornem realidade. Sei que eu ainda tenho muitos desafios pela frente, e eles começam a se tornar reais agora. Muitos planos que eu fiz para o ano que começa surgiram justamente do imponderável do ano que termina, entendendo melhor as coisas, a realidade, a dinâmica, enfim, a realidade da nossa vida, do nosso lugar e das pessoas que vivem ao nosso redor.

Esses são os aprendizados que eu tiro desse ano que termina. O ano que começa vai trazer os seus aprendizados, é verdade, e o que eu mais quero é aprender um pouco com cada aprendizado que eu tiro de cada ano para que o caminho que eu for trilhar não seja tão difícil, se bem que eu sei que vai ser tão difícil como os outros caminhos já são, e eu tenho ciência disso. Afinal, eu escolhi trilhar esses desafios por acreditar no meu potencial e entender que é o que eu preciso para deixar a minha marca no mundo. Vivendo e aprendendo, a gente está aqui, trilhando os nossos caminhos e colocando nossos planos em prática.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo