Você se lembra do momento em que fazia as coisas sem uma agenda?
Pergunta feita por este editor
Sim, eu me lembro. E hoje é um período que parece distante, e que na ocasião muitas vezes me preocupava na questão de como eu saberia organizar a minha vida. Teve um tempo que eu era completamente desregrado em relação a tudo, e eu me preocupava com isso, afinal, quando você não estabelece as suas regras direito, você dá margem a pensamentos intrusivos, e foi nessa que eu tive que fazer terapias, tratar a ansiedade, o TOC, enfim, todas as coisas que eu até hoje eu carrego, mas que eu consegui controlar. Não digo, lógico, que uma vida regrada vá tratar da sua saúde mental, afinal, o excesso traz consequências para a própria. Por isso, é necessário dosar direitinho as suas regras para você ter uma vida melhor e não se cobrar tanto.
Eu entendo que só consigo obter êxito na minha produtividade se eu conseguir organizar o que fazer em cada dia. Senão vira uma bagunça e você não consegue fazer nada. Nos tempos de site pré-agenda, aliás, na época era blog, eu não atribuía uma personalidade para cada dia. Jogava o que eu tinha na mente de modo completamente aleatório. E poderia ser um post, dois ou até mesmo nenhum. O site sofreu nos tempos de bloqueio criativo, quando eu ficava dias sem postar nada, e isso refletia na minha presença digital, porque eu sumia mesmo. A aleatoriedade dos dias cobrava o seu preço. Mas sabia que em algum momento, eu ia precisar me organizar.
E eu diria que eu entendi que precisava organizar uma agenda justamente porque eu não tinha organizado uma agenda. Eu escrevia posts em momentos aleatórios de cada dia. Podia ser um por dia, podia ser um a cada dois dias, o que pegou foram os intervalos sem posts. Eu entendo que se eu quero produzir conteúdo, eu tenho que ter conteúdo para colocar no ar todos os dias. E eu não preciso trabalhar todos os dias. Só preciso apertar botões quando eu estou de folga ou quando eu quero ter tempo para mim. Sem compromisso total, mas sabendo quando eu tenho que me comprometer com o conteúdo que eu produzo.
A agenda serve justamente para isso: organizar o que você tem que fazer a cada dia para que cada dia não seja aleatório. E eu me inspirei na rotina de escola e de faculdade para organizar a minha vida, sabendo que, por exemplo, segunda era dia de aula de geografia, quantas aulas tinha, e até que horas as aulas iam. É lógico que eu não vou me lembrar de cabeça os dias de aulas dos tempos de Lyceu Paraibano, mas que eu tinha essa rotina, eu tinha, e sabia quando iria estudar e quanto tempo eu poderia me dedicar. Assim foi na escola, assim foi na faculdade, e eu levei essa organização para mim, na regra de que cada dia era dia de um determinado tema, matéria, disciplina, enfim, cada dia teria uma identidade.
Eu me lembro do momento em que eu fazia as coisas sem uma agenda. E ao mesmo tempo não me lembro. E se eu me lembro, me lembro como se fosse uma era, uma fase, um momento entre tantos momentos da minha carreira e da história do site. Procurando uma palavra para definir esse momento, é um pouco dessa anarquia que está registrada aqui. Mas a vida muda, os tempos mudam, eu comecei o blog com 20 anos de idade, e hoje eu tenho 36, quase 40, procurando um rumo na minha vida conforme eu vou amadurecendo, e ao mesmo tempo, envelhecendo. E se organizar é uma parte importante da sua vida, e eu sei que me organizar foi um desafio para mim mesmo, mas foi necessário para eu entender como é que as coisas funcionam lá fora.
Conhecendo Você
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.