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A falta de clareza dos algoritmos

Você concorda que a falta de clareza dos algoritmos podem derrubar projetos promissores, desanimando os criadores?

Você concorda que a falta de clareza dos algoritmos podem derrubar projetos promissores, desanimando os criadores?

Pergunta feita por este editor

Ontem eu falei sobre como a gente tenta adivinhar os que os algoritmos querem, afinal, as regras nunca são claras sobre o que a gente deve fazer, e sim como os mecanismos de busca querem que o conteúdo que a gente produz seja. Não existe uma clareza dos algoritmos sobre o que eles esperam que a gente faça nos sites, nas redes sociais, em todos os cantos que for necessário publicar. Só existem diretrizes, e como adequar o conteúdo a essas diretrizes sem perder aquilo que a gente tem de tão único e que, na teoria, seria o que conquista os leitores, a originalidade, a identidade do conteúdo? Quando eu digo que é uma verdadeira corda bamba, é sobre isso.

E é essa falta de clareza dos algoritmos que faz com que projetos promissores sejam derrubados. Quando você se dá conta de que um projeto que você investiu os seus recursos não está dando os resultados esperados não por conta daquilo que você não fez, mas do que o algoritmo deixou de fazer, você de certa forma se sente frustrado. E eu já me senti frustrado várias vezes com resultados que nunca eram como eu queria, mas eu nunca desisti, porque se é isso que os algoritmos esperam de mim, vão esperar sentados. Vão esperar por aquilo que se depender de mim nunca vai acontecer, diante de todos os esforços que eu preciso fazer para que as coisas saiam como eu planejei.

Sob a desculpa de eliminar conteúdo sem importância, sem saber exatamente do que se trata, os algoritmos dos mecanismos de busca derrubam projetos promissores. Mas alguns não podem simplesmente se dar por derrubados, enquanto existir pessoas que te deem força, um público fiel que não te abandona independente do sucesso ou do fracasso. Porque você faz seu projeto para essas pessoas e para quem mais aparecer. Você faz para pessoas que são as únicas que podem te elogiar, te criticar e te julgar. São elas que vão determinar o seu sucesso ou seu fracasso. São elas que vão te dizer se o seu trabalho é bom ou ruim. Elas existem, elas têm sentimentos, a elas você deve o seu trabalho e satisfações se necessário for, e não a fórmulas matemáticas.

Afinal, para essas pessoas, o seu conteúdo tem importância. Para essas pessoas, o seu conteúdo tem valor. São essas pessoas que vão recomendar o seu conteúdo para outras pessoas. Que recomendam para outras pessoas. E é assim que você consegue alcançar os resultados que você quer, sem depender dos algoritmos. Afinal, se uma pessoa conseguir te achar e for atraída pelo seu conteúdo, ela vai recomendar para outras pessoas que vão se sentir atraídas pelo seu conteúdo e assim as coisas evoluem como você gostaria. Você sabe que é difícil. Mas não desiste. Não pode desistir, justamente porque nada que é invisível pode te derrubar.

Quando você está em um jogo, você precisa saber das regras. Quando você não sabe que regras seguir, você tenta adivinhar, mesmo sem saber direito o que fazer. Mas faz, porque precisa fazer, mesmo que esteja em um voo cego. Você precisa de uma orientação, mas nem quem pode te orientar sabe muito bem o que você precisa fazer. Os algoritmos podem ter as suas regras e quem manipula nunca vai te contar. Subverte as regras que você não sabe que subverte. Mas é assim que as coisas são. Porque quando a gente faz um projeto, a gente determina as nossas regras, e são elas que valem, além das regras que a gente já é acostumado a seguir, porque tem conhecimento delas. E quando as regras são claras, a gente sabe muito bem o que fazer, sem perder a nossa identidade.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

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