Image

A escolha das cores certas

Você concorda que as cores trazem uma certa influência no estado de espírito de um negócio ou projeto? Uma escolha certa ou errada traz reflexos na percepção que as pessoas têm de uma marca?
,

Você concorda que as cores trazem uma certa influência no estado de espírito de um negócio ou projeto? Uma escolha certa ou errada traz reflexos na percepção que as pessoas têm de uma marca?

Pergunta feita por este editor

Ao longo da semana, eu praticamente atualizei os conceitos de um artigo que eu apresentei há dez anos atrás na iniciação científica da faculdade. Trouxe um pouco de como as cores trazem influência naquilo que a gente faz, seja uma marca, seja um negócio, seja um projeto. Sobre como uma escolha certa ou errada pode trazer reflexos na percepção que as pessoas têm de uma marca. E o significado que cada cor traz para aquilo que a gente planeja. Será que a gente consegue trazer os sentimentos que a gente quer transmitir através das cores? Foi o que eu trouxe ao longo dessa semana e vou procurar resumir um pouquinho tudo o que vimos sobre a mensagem das cores.

Trabalhar com marcas exige além da forma que a gente quer dar a elas. Tem muita coisa envolvida e isso começa pelo jeito como a gente quer que a marca seja enxergada pelas pessoas. E esse significado que a gente quer transmitir também está nas cores que a gente emprega nos projetos e dizem bastante sobre todos os aspectos que a gente quer transmitir, do estado de espírito aos significados mais implícitos. Sobre como uma paleta de cores mais alegre consegue transmitir para as pessoas que aquela marca tem um espírito mais alegre, jovial, sustentável e que faz com que as pessoas tenham um sentimento especial, uma afetividade, apenas de olhar para aquela marca através das cores que nela foram empregadas.

Estudos e planejamento são essenciais para tudo isso. E ao longo desses dez anos de artigo aprendemos muito sobre o significado das cores. E esse significado segue sendo constante. Muita coisa mudou ao longo desses dez anos, desde o modo que aprendemos sobre o básico do significado das cores até como as tendências mudaram ao longo dessa década e mais uns meses. Muita coisa aconteceu e a gente se lembra de todos os aspectos, e de uma maneira mais subjetiva, as paletas de cores de cada época. A gente se lembra da moda, da cor das paredes de casa, de um monte de coisas que passam pela nossa mente e trazem lembranças visuais daquilo que a gente viveu. Essas lembranças trazem consigo as suas cores.

Quando a gente lembra das cores de cada época, vai se inspirando para ir se atualizando, porque em alguma dessas inspirações vai estar a paleta de cores mais inesquecível de uma determinada época. E sabe o quanto é importante muitas vezes ousar para marcar essa época. Muito de cada momento envolve um pouco de ousadia e inovação quando isso cabe. Afinal, você vai se lembrar desse momento como eu vou me lembrar, mesmo que de uma forma vaga, e me lembrar da paleta de cores dessa época. Como uma mensagem que a gente quer transmitir para as próximas gerações sentirem um pouco dessa época e dos momentos que nela a gente viveu.

A mensagem das cores se atualiza ao longo do tempo e das mudanças que cada época traz, já que a moda sempre faz com que uma determinada cor represente cada época e estados de espírito que a identifiquem. É uma das melhores partes de se trabalhar com o visual em todos os meios que as envolvam. O meu é sobre a arte e a publicidade, que envolve trabalho de identidade visual. Mas também está na moda, na arquitetura, até mesmo na culinária, na cor do ano que sempre é revelada no final de cada ano. Porque as cores não estão ali por acaso. Elas sinalizam, trazem mensagens, são os sinais visuais daquilo que a gente quer transmitir para as pessoas. Afinal, as cores podem falar tanto quanto as palavras.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo