Image

A decisão de mudar o blog

O site começou como blog em 23 de dezembro de 2008, ainda na plataforma Blogger. Quando você tomou a decisão de migrar para hospedagem própria em WordPress?
,

O site começou como blog em 23 de dezembro de 2008, ainda na plataforma Blogger. Quando você tomou a decisão de migrar para hospedagem própria em WordPress?

Pergunta feita por este editor

Quando a gente começa um projeto, a gente tem que ter em mente que é preciso evoluir quando você sente que é o momento de crescer. Quando o meu site começou, ainda como blog, naquela quinta-feira de antevéspera de Natal, eu não poderia imaginar que hoje esse projeto que poderia ser uma coisa boba, algo que eu poderia abandonar fácil, seria uma parte importante de mim e chegaria ao ano de 2024 ao 16º ano de existência. Chegou, e isso foi possível porque há dez anos eu escolhi arriscar e evoluir. Nesta semana, mais precisamente no dia 9 de agosto, o site completa 10 anos de sua migração para hospedagem própria, em plataforma WordPress, que move vários sites de renome. Queria entender como profissionais trabalham com a plataforma e fazer do meu blog algo profissional. Tá aí, meus amigos, eu consegui mudar o blog e cheguei longe, mais do que eu poderia sonhar. Tudo feito pelas minhas mãos, incentivo e força de vontade.

Não foi mole tomar uma decisão como essa, mas foi necessária. Foi necessária para se levar o projeto a sério. Foi necessária para minha evolução profissional e aprendizado de como as coisas funcionam na Internet. Afinal, quando eu cheguei nesse mundo, eu não queria ser um mero espectador. Eu queria fazer tudo isso acontecer. E não foi uma decisão que eu tomei da noite para o dia. Desde os primeiros meses de existência do blog, pesquisei sobre as plataformas e a possibilidade de migrar para uma hospedagem própria. Só conseguiria se tivesse verba para começar, afinal a gente tem que colocar a mão no bolso para contratar hospedagem, é claro. O domínio eu já tinha, foi o primeiro passo, dado em 2011, e ele já funcionava nos tempos da antiga plataforma. Mas faltava o principal. Consegui e tomei coragem, porque é isso que a vida exige da gente.

E quando eu tomei coragem e consegui o dinheiro necessário para contratar a hospedagem, tratei de começar a campanha que eu defini como “a maior reforma da história do blog”. Parei de postar os assuntos habituais e comecei a postar mensagens no blog e nas redes sociais, incluindo um iniciante Instagram. A minha ideia era falar que mudanças estavam a caminho, mas quis deixar as pessoas curiosas e não falei que mudança seria essa. Elas iriam descobrir. E como eu concluí a campanha? Já na nova plataforma, essa aqui de onde eu escrevo hoje, que me deu as melhores experiências que talvez eu jamais iria encontrar de outra maneira. Enquanto eu lançava a campanha no blog, os bastidores estavam agitados. Queria que tudo desse certo e eu pudesse viabilizar a nova plataforma naquele sábado.

Contratei a hospedagem no dia 8, e na manhã do dia 9 coloquei a mão na massa. Em menos de quatro horas o site estava definitivamente em uma hospedagem, estava no WordPress. Foram semanas longas, eu demorei para me acostumar com a nova plataforma, com a nova forma do blog, mas eu consegui me familiarizar com o tempo, de modo que lá se vão dez anos e contando. E sem acreditar no que eu fiz. Agora aquele blog se tornava uma coisa personalizada, profissional, cheio de recursos e um monte de coisas que eu não poderia fazer no Blogger. Se eu demorei a pegar jeito na nova plataforma, foi ora pela minha própria incredulidade em ter conseguido aquela proeza de migrar meu site para uma hospedagem, ora pelas descobertas que eu fazia com a nova plataforma. Era um mundo novo para mim.

E assim eu saía do Blogger, onde tudo começou e onde praticamente todo blog praticamente começa, para ao longo do tempo e no meio dessa familiarização com a plataforma tirar do Blogger os projetos de vários amigos, que em menos de dois anos estavam em sites WordPress que eu montei para eles. Não poderia imaginar que aquele 9 de agosto de 2014 seria o dia que eu começava a abrir as portas para a mudança que transformou o jeito de produzir conteúdo para mim e para outros criadores. Eu só queria descobrir um mundo novo, e olha só no que tudo isso se transformou. Afinal, assim como o Universo, tudo começou com o Big Bang, se expandiu, e continua a crescer. Porque aquele dia ainda reverbera. E é esse dia que eu vou relembrar nessa semana.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo