Image

A contribuição do novo ambiente criativo

Como o novo ambiente criativo contribui para consolidar de vez os projetos de design?
,

Como o novo ambiente criativo contribui para consolidar de vez os projetos de design?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O tempo trouxe a reflexão e a construção de uma nova fase da minha carreira profissional. 2025 foi o ano em que eu conquistei o meu primeiro ambiente próprio, quando passei a ter um quarto próprio, só para mim. E como disse em ocasiões anteriores, ter um ambiente próprio te abre um leque de possibilidades que até então eu não tinha quando dividia o quarto com o meu irmão, e uma delas era justamente ter um lugar onde você pode desempenhar o seu trabalho com privacidade, uma coisa tão importante para mim do que um software de criação, porque tempo, dedicação, e muitas vezes silêncio são coisas mais do que fundamentais para você se concentrar naquilo que mais interessa: o seu projeto.

Comecei a pensar em todos os detalhes justamente pela flexibilidade que esse ambiente me traz. No momento em que eu estou digitando este texto, eu estou dedicando um tempo justamente para a redação de textos do site, para que de noite eu simplesmente finalize os detalhes necessários e coloque o texto no ar. Desse modo, eu crio rascunhos para ter um banco de ideias que me permita usar o tempo que eu considero estratégico para me concentrar naquilo que me interessa. Nesse momento, me concentro no texto, que nem parece, mas foi digitado na semana passada para ser colocado no ar e lido na semana seguinte, para ficar para sempre à disposição dos leitores, junto com quase 10 mil textos produzidos ao longo desses 17 anos – e contando.

Trabalho com todas as possibilidades de design e identidade visual, e enquanto eu não tenho demandas, vou tirando o tempo para aprender. As artes digitais fazem parte disso, porque elas testam possibilidades de cores. Se você não notou, cada desenho traz uma paleta de cores, e eu já fiz várias, pensando nas que eu ainda não fiz. Postei mais de 800 vídeos de artes digitais no YouTube e outros canais de vídeo, e cada arte dessa traz uma paleta de cores. É assim que eu vou tornando as combinações de cores um elemento fundamental da minha rotina na forma de arte. Vim da criação visual e eu vou mergulhar em todas as possibilidades que esse mundo me permite.

É desse modo que eu tenho tempo. O suficiente para criar bagagem. Eu tenho as minhas demandas e preciso de tempo para que essas demandas sejam atendidas com eficiência, e ter um espaço como o que eu conquistei é fundamental para que eu possa fazer tudo isso com dedicação, concentração e privacidade. Talvez falei tanto na questão da privacidade, já que vinha dividindo o quarto com o meu irmão, e esqueci de algo que é fundamental para qualquer trabalho: a concentração, que nada lhe distraia aqui dentro e lá fora. Sei que em algum momento eu vou contar com colaborações e eu vou contar com esse espaço para isso.

O meu quarto é o começo de tudo. E é preciso que seja valorizado, porque conquistar um ambiente maior será a consequência do que começa a se feito aqui. O próprio site é um exemplo disso, porque começou enquanto eu ainda dividia o computador com os meus irmãos, e hoje eu tenho dispositivos para editar a minha página onde eu quiser. Coisas que eu conquistei ao longo de 17 anos. Se eu tive paciência o suficiente para chegar até aqui com o site, chegar longe com os projetos visuais – e trazendo o site junto – não será problema. Valorizar cada começo é fundamental para entender onde se quer chegar e aonde a gente pode chegar. E eu tenho fé de que irei chegar longe.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos
  2. Luneta Sonora 221: 17 anos do Site: um sonho que insistiu em virar realidade
  3. Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição
  4. Luneta Sonora 219: O pique de dezembro: intensidade, entrega e fôlego criativo
  5. Luneta Sonora 218: Dezembro: o mês mais produtivo do site

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes