Image

A cidade é uma obra de arte

Se a cidade fosse uma obra de arte, qual título ela teria e por quê?
,

Se a cidade fosse uma obra de arte, qual título ela teria e por quê?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

A cidade inspira a criação de obras de arte. Inspira a criação do artista. É a casa de vários deles, a casa de várias artes, o local onde todas elas surgem, o ambiente onde todas elas são inspiradas. Estilos que se encontram em um lugar só, estilos que se encontram em vários lugares dentro de um mesmo lugar. Ela é única, ao mesmo tempo diferente. Alguns passos e você não está no mesmo lugar, alguns lances e você não vê a mesma coisa, com o mesmo estilo. Em alguns lugares ela é clássica, em outros é barroca, em alguns lugares é neoclássica, em outros tantos é moderna e em mais alguns, brutalista. E há como encontrar vários estilos em um só lugar.

Mas será que, ela própria, é uma obra de arte? Uma obra de arte feita por muitas mãos. Uma obra de arte de várias faces e de vários estilos. Uma obra de arte que é única e diferente de todas as outras. Eu pensaria no conceito de uma obra de arte que define o que é a fusão dos que são notoriamente diferentes, das coisas que estão no seu lugar, mas que não parecem ser quando você está em um lugar completamente diferente daquele que você está acostumado a estar, ou do lugar onde você está. Que ao mesmo tempo é o lugar onde você está, mas nele você não está o tempo todo como está no ambiente onde a sua casa está.

E no fim, o lugar onde está a sua casa é o lugar onde você se encontra com a sua história. Mas a história do seu lugar não está necessariamente ali. E ao mesmo tempo está, porque ela é parte importante de um todo, ou ao menos poderia ser percebida assim, como a parte de um todo. E já que a resposta desta pergunta é sobre dar um título a obra de arte que seria a cidade para mim, eu definiria com uma palavra que sintetiza bem o que é estar em vários lugares dentro de um único lugar, em várias cidades dentro de uma cidade, em vários mundos dentro de um grande mundo. É juntar os diferentes, juntar todas as tribos, todas as épocas, todos os universos que existem dentro desse grande universo.

Então, se a cidade fosse uma obra de arte, ela teria o título de “amálgama”. De onde vem essa palavra? Vem do latim amalgama, que significa fusão. Que pode também ter surgido do árabe al-magham, que também remete ao significado de mistura. A fusão de dois elementos químicos para formar um só elemento. Vem do sentido de misturar, juntar, combinar, misturar, tudo aquilo que é diferente em uma coisa só, e uma coisa só que se faz de várias coisas diferentes, naquele conceito que eu sempre disse da cidade formada de várias cidades, de vários jeitos diferentes. Em algum momento elas se juntam nessa amálgama viva.

Para mim, a cidade é um grande amálgama. E não teria um título mais perfeito para uma obra de arte como esse. Porque eu percebo o que é isso quando eu estou em um lugar que é completamente alheio ao que estou, sem sair de onde eu estou. É assim que eu me sinto quando eu estou em vários lugares diferentes dentro de um mesmo lugar. Que nem parece ser e estar no mesmo lugar onde eu moro. Mas que representa um elo importante da história mesmo que não pareça se conectar com o lugar onde eu estou. Mas que foi essencial para ser o lugar que me define e que me identifica até hoje, dentro desse grande amálgama.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.
https://anchor.fm/s/4e607e8c/podcast/rss

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes