Todo dia a gente sente que precisa produzir alguma coisa. Todo dia a gente sente que precisa ser produtivo. Mas nem sempre é possível diante de tantos bloqueios criativos e outras coisas que muitas vezes nos travam, até mesmo a falta de tempo. Nem todo dia é produtivo. Nem todo momento você está disponível. E muitas vezes, precisa parar porque a “máquina” falha.
E sim, eu digo “máquina” entre aspas, porque se tem uma coisa que precisamos reconhecer, antes de qualquer coisa, é que não somos máquinas. Podemos falhar. Somos humanos. Temos nossas falhas, nossas limitações, nossos problemas. Nem sempre as pessoas sabem o que se passa na cabeça de cada um. A minha rotina tem uma hora marcada. Ela não começa na hora que eu acordo e termina na hora que eu vou dormir.
Na minha rotina, até mesmo as falhas são coisas previstas, afinal de contas, nem em todo tempo a gente sente que está no nosso nível máximo. Podemos falhar, podemos ter bloqueios, podemos ter algum imprevisto. E eu sei que eu posso passar por isso, e sempre deixo alguma coisa guardada. Algumas vezes, o imprevisto é tão imprevisto que você não tem nada pronto, e termina falhando. É o caso das emergências médicas. De todos os imprevistos que a gente pode passar, um dos mais difíceis é o de saúde.
Bloqueios e imprevistos acontecem, e é necessário estar preparado. Afinal de contas, quem tem que parar, se alguma coisa precisa parar, fazer uma pausa, é você mesmo. Você pode parar, você pode descansar, você pode – e deve – respeitar o seu limite. Afinal de contas, você é um ser humano, e em algum momento, pode falhar. Enquanto isso, o seu projeto continua, ele segue de pé, é ele que te sustenta.
Talvez seja por isso que eu produzo muito quando eu tiver a oportunidade de não conseguir produzir nada, ter alguma coisa pronta. E eu tirei esses dias para me organizar nesse sentido de turbinar os rascunhos e ter previsão de conteúdo para os próximos meses. E isso em tudo. Nas artes, nos textos, nas bases, na inspiração. É como garantir um estoque. É como recarregar as baterias. É como se manter atualizado por um bom tempo.
Eu reconheço que nem todo dia é produtivo – e tá tudo bem. Afinal, não sinta que as coisas precisam ser iguais todos os dias, você em algum momento precisa desacelerar. E quando você sente que tudo isso faz parte da sua rotina, até mesmo os imprevistos, você se sente mais leve e mais disposto para encarar o que vier, na certeza de que você precisa respeitar o seu limite e o seu objetivo.










