Image

#31conversas de 2026 – 025: Você não precisa acertar tudo — só não pode parar de ajustar

Planos dão certo porque a gente conseguiu chegar no resultado de alguma maneira. Mesmo que você chegue no resultado por meios diferentes, precisando ajustar.
,

Estamos nos aproximando do final do mês de janeiro. E é nesse momento que a gente sente quando a ficha começa a cair: o plano ideal não existe. O que existe é correção de rota constante, necessidade intensa de ajustar os planos que a gente tem, porque o que a gente pensou de início, não deu certo, e a gente precisa tentar de outro jeito.

E tá aí uma das coisas que eu nem parei para pensar direito: dos planos que dão certo de uma maneira completamente diferente daquela que a gente pensou de início. Em algum momento, a gente planeja algo extraordinário, mas a execução tem alguns percalços no meio do caminho. Mas aí você se dá conta de que não precisa acertar tudo. Só não pode parar de ajustar.

Você chegou até aqui porque precisou fazer planos. Precisou realizar planos. Na fase de execução dos planos, se deu conta de que algumas coisas precisavam ser ajustadas, porque o que você planejou de início não deu certo. Então tenta de outra maneira. E é nessa outra maneira que as coisas dão certo. Você entende a importância de ajustar os seus planos a partir daqui.

O que eu quero mostrar para vocês é exatamente isso: uma conversa que tira o peso da perfeição e coloca foco no ajuste contínuo. Errar faz parte. Persistir no erro por orgulho é que atrasa tudo. Porque insistir se não deu certo? Falei das pausas em outras conversas que eu tive com vocês, e é nelas que a gente pensa em alguma coisa para ajustar os nossos planos.

Planos dão certo porque a gente conseguiu chegar no resultado de alguma maneira. Mesmo que você chegue no resultado por meios diferentes, precisando ajustar. Não precisa necessariamente ser do mesmo jeito que você pensou, precisa chegar no seu objetivo, mesmo que por meios completamente diferentes daqueles que você planejou inicialmente. O que importa é a meta, como você chega lá é só um meio.

Aqui o papo é prático: observe, ajuste, siga. Repetir esse ciclo resolve mais do que qualquer planejamento engessado. Mude o modo que os seus planos são colocados em prática. Muitas coisas deram certo porque precisaram de ajuste. O que a gente planeja de início, muitas vezes, nos dá a dica para seguir no caminho certo, mas nem sempre é o plano que a gente colocou em prática de início. É mais uma guia, sabe? Por isso, ajustar é fundamental.

Acertar é consequência. Ajustar é estratégia. A gente não acerta tudo todo o tempo, mas pode fazer quantos ajustes forem necessários o tempo todo. Porque nenhum plano foi executado da maneira mais perfeita. Em algum momento a gente precisou mudar uma coisa ou outra, porque a primeira coisa que a gente pensou não deu certo, mas isso não quer dizer que os planos não deram certo. Eles podem dar certo de outra maneira.

A gente acerta, a gente erra, a gente tenta, testa, descobre, aplica. Em algum momento a gente ajusta os nossos planos. É assim que a vida flui e os nossos planos são colocados em prática, sabendo que em algum momento, algumas coisas podem mudar no meio do caminho. Mas nunca descaracterizam o nosso propósito principal, que é o de fazer com que os nossos planos deem certo. E é isso que importa.

Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  3. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  4. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  5. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes