Image

Meu balanço de 2025, o ano da virada

Agora que 2025 foi entregue com sucesso, cá estão os números gerais do ano que terminou, no balanço anual que agora passa para o primeiro sábado do ano seguinte.
, ,

O balanço anual de 2025 tá diferente, é verdade. E sim, está indo ao ar hoje, 3 de janeiro de 2026, por um motivo simples: não precisar ser tão corrigido como os outros balanços anuais foram. Ser fiel aos números a partir do primeiro momento. Foi um movimento planejado, parte da revolução criativa. E assim vai ser nos próximos anos, tanto que as palavras deste post de hoje contam como as que serão contabilizadas no ano que começa e que terão os números apurados em janeiro do próximo ano. Mas tá, o que destacar desse ano da virada, que superou de longe todos os números de 2024?

2025 foi, sim, o ano da virada. E superou de longe, como bem disse, os números do ano passado em muitos aspectos. Outros precisaram recuar por conta de estratégias. Mas a partir de agora, com o balanço sendo apresentado no primeiro sábado do ano seguinte, será possível, enfim, ter um retrato fiel do ano que termina, sem que eu precise fazer ajustes quando o ano virar. Não se trata de um atraso, e sim de fidelidade aos números, e é isso que nós vamos conferir agora.

Mais uma vez, o recorde de posts foi quebrado. Foram ao ar, ao todo, 1.491 posts, 16 a mais que no ano de 2024, quando foram ao ar 1.475 posts. Por muito pouco não foram 1.500, mas dá para chegar lá nesse ano. O número de palavras digitadas, agora exato, foi de 674.085 palavras digitadas, mais que as 551.215 palavras digitadas de 2024. A média de palavras por post? 452, mais do que as 374 do ano passado e quebrando o recorde de 2020, que foi de 420 palavras por post.

Sabe essas artes de cabeçalho, essas que você confere aí de cima? No ano de 2024 elas foram 1.424 artes, até então o maior número de site graphs feitas em um único ano. Se eu perguntei no balanço do ano passado se no próximo ano eu iria superar, a resposta é sim, eu superei. No ano de 2025 foram feitas 1.438 site graphs. Esse número, vale lembrar de novo, é menor do que o de posts pelo fato de algumas delas terem a site graph repetida, como no caso da minicoluna.

As web stories tiveram a produção reduzida por conta do tema ser descontinuado em favor do #TrendTalks. Elas foram apenas 86, 26 a menos que as 112 web stories produzidas no ano de 2024. E mais uma vez sem artes repetidas! Aos que me acompanham fielmente, vocês continuam participando, apesar de terem sido apenas cinco os comentários recebidos nos posts durante todo o ano de 2025, mas correspondendo bem: foram 136 curtidas, para quem lê os posts do site no aplicativo do WordPress.

Se no ano passado eu disse que eu nunca tinha produzido tanto para redes sociais em 2024, 2025 quebrou, definitivamente, todos os recordes. Foram 1.192 posts estáticos, superando de longe os 1.177 posts estáticos do ano de 2024. Como alguns posts foram em formato de carrossel, o número total de artes produzidas foi de 2.837, mais que as 2.090 produzidas em 2024. Foi um ano de intensificação de criação de stories, com 594 artes produzidas para esse formato, mais que as 394 de 2024. 384 capas de reels foram feitas para o Instagram e TikTok, mais que as 371 de 2024.

Foram postados 158 vídeos para artes tradicionais em todo o ano de 2024 – esses dois a mais das artes tradicionais correspondem as telas do sobretela, que foram postados no meio do ano, além de 10 vídeos curtos que serviram de prévia e ao mesmo tempo treinamento para o que seria o Luneta Sonora em formato de videocast. No todo, 552 vídeos foram publicados nos canais de vídeo no ano de 2025, isso não considerando os episódios em vídeo do Luneta Sonora.

E o Luneta Sonora? Assim como nos anos anteriores, não deixei uma sexta-feira sem episódio, e mais uma vez, todas as 52 sextas-feiras do ano tiveram episódio inédito. A promessa de transformar o podcast em videocast no episódio 200 foi cumprida, de modo que em 2025 foram produzidos 30 episódios em áudio e 22 em vídeo. Naturalmente, todos os episódios de 2026 serão em formato de vídeo, se posso antecipar um resultado do próximo balanço anual.

Assim como no ano passado, todo dia os canais deste editor no TikTok, Instagram e YouTube são atualizados. A adaptação do quarto, ocorrida em junho, trouxe de fato todas essas novidades, e a promessa de melhoria do meu próprio networking dos meus projetos, com lives e conferências, segue em pé, afinal, foi tudo muito rápido e os próximos anos oferecem a oportunidade de se amadurecer, não para menos dei início a revolução criativa nos últimos dias do ano passado.

Em 2024, o site obteve mais de 89 mil visualizações. Mas em 2025, o site obteve mais de 29 mil visualizações durante todo o ano. Um tombo considerável, é verdade, causado ainda pelos efeitos dos algoritmos dos mecanismos de busca, mas a melhora que tivemos em dezembro aponta para um futuro que talvez possa ser bom.

Web story especial

Como faço todos os anos, preparei um resumo das estatísticas em uma web story especial no site. Cá está:

E daqui para frente?

Pela terceira vez, tivemos conteúdo em todos os dias do ano, e mais conteúdo do que no ano anterior mesmo ele sendo bissexto. Estou há seis meses em um quarto próprio, e esses resultados contaram com a ajuda das melhorias de produtividade que o ambiente traz, e que serão ainda melhores nesse ano que está começando. A revolução criativa que começa a se desenhar fala justamente sobre isso: de começar um novo momento, com o retorno da criação de design e identidade visual.

A presença digital continuou firme e forte, mais ativa do que nunca em todos os dias do ano. Instagram se mantém estável, na barreira do milhar, assim como o TikTok. A meta de seguir superando os números segue mantida. O X (antigo Twitter) se mantém a barreira de 2000 seguidores. O YouTube ainda não superou a meta de 1000 inscritos assim como no ano passado, mas há possibilidade disso acontecer nesse ano, basta manter a constância. A presença digital segue ampliada no fediverso, com o Threads e o Bluesky.

Os números continuaram não sendo bons, mas como eu disse anteriormente, nada disso me faria desistir e mudar. Muita coisa precisou ser revista, é verdade, e vocês começaram a sentir essa melhoria no segundo semestre, já com o ambiente novo, que ainda está sendo montado, mas está consolidado. Melhorias começaram a ser vistas nesse sentido já em dezembro. E seguem em curso em janeiro, com o objetivo de fazer com que o site tenha dias ainda melhores do que os dias melhores que já teve.

O ano de 2025 foi entregue com sucesso, e o ano de 2026 já começou, e está em pleno movimento. O balanço geral agora é parte dos primeiros movimentos do ano que começa. E o que eu construí ao longo desse ano vocês irão saber no primeiro sábado do ano que vem. A revolução criativa já começou e está em curso. Agora é seguir os movimentos para que 2026 seja um ano tão inesquecível como 2025 foi. E assim a gente segue construindo o futuro.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  3. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  4. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  5. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes