Image

O símbolo da minha retomada

Qual ferramenta recuperada (Photoshop, Canva ou Affinity) mais simboliza sua retomada?
,

Qual ferramenta recuperada (Photoshop, Canva ou Affinity) mais simboliza sua retomada?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Atualmente, eu uso as três ferramentas acima descritas para criação de artes visuais. Mas elas não são as únicas. Há outras que eu utilizo, como o Figma e o Adobe Express, que até hoje eu sigo aprendendo as curvas de aprendizado delas. Já usei o Illustrator e tive problemas com o software na época, que foi um dos fatores da parada de 2019. Mas apesar da decisào de trabalhar apenas com redação na época, o visual era uma coisa que não saía de mim. Então eu resolvi recuperar aos poucos, porque eu sei que essas coisas levam anos, e eu consegui atingir o ápice daquilo que eu queria fazer. Era só querer, ter vontade, e mandar ver.

O Canva é uma ferramenta que tem um potencial incrível para quem sabe usar em sua plenitude. Não é uma ferramenta de design pronta, tem essa opção, é verdade, mas você pode construir uma arte do zero, como eu fiz em todas as artes construídas no Canva por elas já terem uma linha criativa que eu estabeleci e que eu reproduzi na aplicação. E tem uma coisa que vocês nem imaginam: eu reconstruí as bases das artes de mídia social, ou seja, o layout delas, em quatro apps diferentes. Você pode até ver as artes das mídias sociais seguindo um padrão, mas nem imagina que a curva de criação nem sempre é a mesma para todas essas artes.

Design de marca e identidade visual em sua versão hardcore, eu posso dizer assim, não são coisas que se criam no Canva. Precisa sim de um software vetorial, e naquela altura eu já não tinha o Illustrator, cheguei a assinar o Photoshop em seu plano de fotografia e ele me quebra uns galhos incríveis, mas ele não é um software vetorial, é editor de bitmaps. Eu tenho o Inkscape que eu trabalhava uma vez ou outra. O próprio Canva entendeu esse princípio e adquiriu o Affinity, e o disponibilizou de graça. Pois bem, essa ferramenta é o símbolo da retomada, pois me permitiu as possibilidades que eu havia perdido lá em 2019, na esperança de recuperá-las mais para frente.

O Affinity eram três softwares: vetorial, bitmaps e diagramação, o que respectivamente concorriam com Illustrator, Photoshop e InDesign, é só coincidir as ordens para vocês entenderem o que cada ferramenta faz. O Canva refez o Affinity de um modo que você pode trabalhar as três coisas em um único software. Já tendo trabalhado com essas ferramentas – e com uma saudade do Fireworks, sim, eu sou dessa época, eu consegui trabalhar tranquilamente com um software que não tinha trinta dias de lançado, afinal, não era mais o Affinity pago que eu nunca usei. E se eu usei softwares mais difíceis, eu consigo aprender qualquer coisa que vier.

Alguns softwares eu não tenho mais, outros precisei abrir mão, mas eu tenho planos de recuperar. Vou refazer o plano da Adobe para recomeçar inicialmente com o Adobe Express, e daí ver como eu posso trabalhar com os demais softwares. Quero tê-los à disposição. Com o Affinity, o Canva, o Figma e o Inkscape, eu tenho uma base suficiente para recomeçar. E não somente com design e identidade visual, mas também com artes visuais em sua plenitude, umas coisas bem conceituais, para treinar mesmo e trazer algumas influências para o trabalho que eu vou executar, e que eu quero muito mostrar pra vocês nesse processo de recomeço. Podem esperar o melhor.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 227: Fim de mês, afinar a rotina e recomeçar - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 227: Fim de mês, afinar a rotina e recomeçar
  2. Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  4. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  5. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes