Se a alma está nas ideias, qual é a marca invisível que você quer deixar no mundo digital?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
A alma está nas ideias, e muitas vezes a gente não sabe onde deixar a nossa marca no mundo. O digital permite isso e várias outras possibilidades de sonhar. E ao mesmo tempo, te permite deixar talvez não uma marca invisível, mas uma marca que permite que todo mundo possa te reconhecer. Mas o que seria deixar uma marca invisível no mundo digital? É deixar o seu estilo falar mais alto, mesmo que ninguém saiba quem é você. Todo mundo vai reconhecer o que você faz pelo seu jeito de fazer, do jeito que você gosta de fazer, da maneira que você ama fazer. E o que você faz, ninguém consegue fazer igual. É sobre isso.
Apesar de tudo parecer igual quando você vê ou lê, o digital deixa marcas invisíveis de quem cria. Eu mesmo deixei várias, no sentido de deixar a minha marca no mundo no ambiente digital enquanto eu não tenho a oportunidade perfeita de fazer isso no ambiente físico e mostrar para as pessoas que eu estou aqui, vim daqui e posso incomodar. Incomodar o que existe, incomodar o pensamento que não muda, incomodar o status quo. Eu traria tantos sentidos de incomodar que bem, esse é o meu jeito de deixar a minha marca invisível, para que entendam que incomodar não é o incômodo no sentido pejorativo da palavra.
Quero trazer para as pessoas a possibilidade de elas questionarem o atual estado de coisas. Você está satisfeito com o lugar que você mora e acha que tá tudo bem ele estar como está? Você realmente quer mudanças ou resiste a elas? O que você entende por tradição e como você pode modernizá-la sem descaracterizá-la? Eu penso nisso todos os dias, e eu quero ser esse elo, eu acredito que eu posso ser esse elo. Ok, eu posso passar várias e várias noites sem dormir, mas é um sinal de que, no meio de tantas crises de ansiedade que eu tenho, tudo o que eu não posso é descansar, tudo o que eu não quero é descansar.
Uma marca digital, o que buscamos para nos afirmar se o físico ainda está fora do nosso alcance, ou a ideia perfeita ainda não apareceu. Ela se materializa no digital, e as pessoas veem do conforto dos seus lares, da janela do ônibus, do banco da praça, na correria das ruas. Ela está em todos os lugares se a sua realização é essa, mesmo que seja visto apenas nas telas de cada um de nós. Mas isso significa bastante. E são essas as ideias que deveriam ser mais valorizadas, aquelas que deixam uma digital no digital, uma marca no mundo, em qualquer lugar do mundo, com liberdade criativa e possibilidade de sonhar.
Eu deixo as minhas marcas no mundo de todas as maneiras. Para dizer que eu estou aqui. Para não ser só mais um. Não para menos eu deixo todos os estilos de marca, quer sejam visíveis ou não. Minha marca invisível é o meu estilo, é o meu traço, é algo que pode ser facilmente reconhecido ou comparado. Como o seu estilo também pode ser, diferente do meu, único para você. É isso que eu considero deixar uma marca no mundo, onde você passou por vários lugares, e imprimiu o seu jeito em lugares onde você jamais pisou, mas que o digital te levou. É assim que o mundo sabe que você existe. É assim que você contribui para um mundo melhor.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











