Image

Processo criativo do início ao fim

Qual é a importância de expor o processo criativo, e não só o resultado final?

Qual é a importância de expor o processo criativo, e não só o resultado final?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O processo criativo não tem segredo: você faz um projeto único e especial e quer mostrar para as pessoas. Para mim, processo criativo vale a pena quando é exibido do início ao fim. E em tempos de inteligência artificial, onde muitas pessoas duvidam daquilo que é criado, não sabem mais o que é verdade e o que é IA, mostrar o processo criativo se torna mais do que importante para que as pessoas entendam o sentido que aquela arte tem. E tudo começa no momento em que ela é criada, e mostrar um pouco disso faz parte do processo. Tem coisas que eu já faço nesse sentido, e outras que eu ainda vou fazer.

Eu mostro algumas coisas do processo criativo das artes e outras eu já relatei naqueles posts aleatórios que eu costumava fazer e de certa forma queria parar por conta de acreditar que eu não deveria ser o foco da minha própria página, apesar de fazer praticamente tudo nela. Talvez porque apenas textos não são suficientes para mostrar o quanto é importante entender o processo criativo que existe por trás de cada criação minha. Talvez eu precise de mais, muito mais do que eu entenda que seja necessário mostrar. Mas como eu vou fazer isso? Tenho meios e planos, e bem, como não são nada secretos, queria contar alguns para vocês.

Nunca produzi vídeos ao vivo. Ainda não fiz uma live. De todas as coisas que eu já fiz nas redes sociais, essa é uma das que eu ainda preciso fazer, ainda mais depois de já estar habituado a gravar vídeos, depois de cumprir a promessa de transformar o Luneta Sonora em um videocast. Talvez essa seja uma das minhas próximas metas, e bem, é uma das minhas próximas metas. Agora que o meu espaço existe e eu estou habituado com ele, é hora de começar a fazer acontecer as coisas que ainda não eram possíveis quando eu dividia o quarto com o meu irmão. É hora de aproveitar o espaço que eu conquistei ao máximo.

E um dos meus próximos objetivos é esse: mostrar o processo criativo de um desenho por meio de uma live. Uma arte tradicional, com as técnicas que eu já apresento para as pessoas na descrição de cada arte, como os tocos de giz de cera, o giz pastel oleoso, o lápis de cor, ou uma arte digital por meio do tablet que está precisando ser trocado, mas que já fez bastante coisa por aqui, como segue fazendo. Preciso logicamente preparar o ambiente melhor, e já até posso fazer isso agora que eu tenho o meu próprio quarto e estou mais do que habituado ao novo ambiente, bem como fazer toda a produção de conteúdo por aqui.

O resultado final importa, mas tanto quanto é o começo de tudo. Mostrar como tudo começou é fundamental para entender como as coisas são, e com a minha arte, bem como o meu conteúdo como um todo, não é diferente. Mostrar como as coisas funcionam é fundamental para a transparência de um projeto, para mostrar que tudo aqui é real, é de verdade. Muito do conteúdo que eu produzo é feito com ajuda da tecnologia, é verdade, mas a maioria das coisas que eu faço, principalmente a minha arte, tem a alma e a magia do que é feito pelas minhas mãos. E isso eu posso dizer: tecnologia nenhuma ainda é capaz de reproduzir.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 206: Storytelling urbano - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  2. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  3. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  4. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma
  5. Luneta Sonora 202: Novas séries de arte no novo cenário

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes