Como uma arte aparentemente “sem sentido” pode abrir caminho para uma grande ideia?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Muitas artes que eu crio tem algum sentido na minha vida. Afinal, é o sentido que eu dou para aquilo que eu crio e muitas vezes só eu mesmo entendo. E ninguém entende, tá tudo bem, não é preciso que as pessoas compreendam com o mesmo ponto de vista que eu tenho, até porque a intenção da arte nem sempre é essa. É muitas vezes subverter a ordem das coisas, é desafiar a ordem e os próprios sentidos que eu mesmo dou e as pessoas dão. No fim das contas, a arte é um grande desafio onde o maior desafio de todos é a compreensão da própria arte e o sentido que se quer dar a ela, que nem sempre é aquele sentido que você dá.
É assim que se abre caminho para uma grande ideia. Ou se começa a abrir, a partir da soma de todos os pontos de vista que as pessoas têm das artes que eu crio, e isso faz parte da pluralidade de ideias. Muitas vezes você tem uma visão diferente do mundo e quer explorá-la por meio da sua arte. Mas as pessoas também têm e isso é a parte mais legal de trabalhar com arte. Saber que as pessoas dão sentidos completamente diferentes a aquilo que você fez. No fim das contas, aquela ideia “sem sentido” é uma ideia feita de vários sentidos diferentes. Ou será que algo que as pessoas dizem que é “sem sentido” é uma coisa feita de todos os sentidos?
É sobre isso. A arte tem sentido – mesmo quando ninguém vê sentido, mesmo quando ninguém sabe onde está esse sentido, mesmo quando esse sentido se perde em algum lugar. Algumas artes tem essa característica de serem vistas por vários pontos de vista. Outras artes que eu crio são completamente aleatórias. Mas no fim das contas, tudo o que a gente mais quer entender e mais procura no meio de tantos pontos de vista é justamente isso: qual é o real sentido da arte? É tentar encontrar um sentido ou dar o sentido que você quiser? Uma arte pode ter diferentes sentidos para quem vê. O que a princípio pode parecer sem sentido tem vários.
Mas na real, que sentido você quer ver em alguma arte? Que sentido tem a arte e o que a gente está procurando? Muitas vezes a gente anda em círculos, é verdade, mas o sentido da arte é o que está dentro da gente, mesmo que esse sentido não seja o mesmo da pessoa que está do seu lado e enxerga a mesma arte que você. É aqui que está o verdadeiro sentido da arte, e nem é o de não ter sentido, é o de ter múltiplos sentidos representando um pouco do que é a diferença de pensamento das pessoas que nos torna únicos. A gente tem percepções diferentes de uma mesma arte. A percepção que eu tenho não é a mesma que você tem e por aí vai.
Sabe de uma coisa? Não existe uma arte “sem sentido” quando ela é mostrada para as pessoas. Quando elas veem uma arte, elas enxergam múltiplas possibilidades, múltiplas visões de mundo, múltiplos sentidos que a gente busca muitas vezes sem querer e sem nem ao menos imaginar que assim possa ser. E assim eu sigo fazendo a minha arte, mesmo sabendo que ela pode ser vista de diferentes maneiras. Mas que sempre será uma criação única e compreendida por cada um que a vê de um jeito completamente diferente. A arte é para isso mesmo, provocar sensações, ser percebida pelo ser humano do seu jeito.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.