Como você escolhe a paleta de cores para transmitir a mensagem certa?
Pergunta feita por este editor
As cores transmitem a mensagem certa para qualquer marca. É a percepção visual mais imediata que existe para uma marca, pela qual você consegue reconhecer antes de qualquer elemento. É geralmente uma das primeiras coisas que a gente pensa em tudo, em termos de projeto de marca, e até mesmo um dia pode ter uma determinada cor para você. É a partir daí que surgem as ideias e a partir daí que cores podem começar a ser eternizadas em projetos de marca que lá na frente podem ser icônicos. Por isso é um dos elementos mais do que fundamentais para ser pensado quando o assunto é trabalhar com projetos que envolvam uma marca forte.
É a partir dessa percepção que eu escolho as cores certas para transmitir uma determinada mensagem. Isso quando o projeto é meu, porque quando eu atendo um cliente, ele já tem a paleta de cores na mente dele e ele imagina como ele quer ver aquele projeto, justamente na primeira coisa que ele pensou: que aquele projeto é verde, que aquele projeto é azul, que aquele projeto é amarelo, laranja, ele já tem isso na sua cabeça e eu procuro chegar no tom de cor exato que o cliente mentalizou. Muitas vezes ele muda diante do ânimo e das experiências, isso acontece direto, quantos projetos que eu peguei não começaram com uma cor e hoje já tem outra paleta de cores completamente diferente?
Eu me coloco no lugar de quem solicita uma identidade para mim para entender a cabeça de quem está liderando um projeto, como aliás eu faço em todos os projetos que eu pego, afinal, eu quero entender aquele projeto, entender o propósito, entender como o cliente pensou naquele momento, e mentalizar um resultado que seja o que ele está pensando. E eu começo pensando na paleta de cores justamente partindo da premissa de que ele tem a cor do seu projeto na mente. Que ele imagina que o projeto é azul antes mesmo de desenhar a marca, de concretizar o projeto: é um pouquinho daquilo que representa o estado de espírito que se quer transmitir.
Quando sou eu quem escolho as cores de um determinado projeto, penso exatamente na vibe que aquele projeto passa para mim e que eu quero transmitir para as pessoas. Foi assim que eu pensei na cor azul para caracterizar o projeto do meu site. Já trabalhei com vários tons e atualmente adotei esse mais claro, que como bem expliquei numa ocasião anterior, estava na minha paleta de cores desde 2019. E que passou a ser alternado com as cores amarela e vermelha que já estavam também na minha paleta de cores de 2019, num esquema de paletas sazonais que permite utilizar todas as cores da paleta, alternando em determinadas épocas do ano.
É a partir do visual que uma marca é reconhecida, e o primeiro elemento que ajuda nisso é a cor. A cor que você tem na mente no momento em que você sonha com o seu projeto, sem que ele tenha tomado forma ainda, somente por aquilo que você deseja. É o que separa a simples imaginação de uma marca que no futuro vai ser icônica. A paleta de cores certa ajuda na identificação de uma marca muitas vezes antes mesmo de sua forma. Existem marcas que são reconhecidas somente pelas suas cores, não importa a forma que você dê a elas. As cores transmitem a mensagem certa quando você usa a paleta de cores certa.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.