Image

Pessoas reais em um trabalho real

O que você considera essencial para que um site conte a história de quem está por trás dele?
,

O que você considera essencial para que um site conte a história de quem está por trás dele?

Pergunta feita por este editor

Um trabalho real é feito por pessoas reais. E mais do que somente pessoas reais, histórias reais por trás. O editor de um site tem um motivo muito forte para escrever sobre um determinado assunto e quer mostrar isso para o mundo. E o que ele faz? Cria um blog, com o tempo transforma em um site. Fui assim, sou assim, e quero colaborar com aquilo que eu conheço para outras pessoas que não sabem como começar, precisam de um norte para seguir em frente com os seus objetivos. É aqui que eu entro com o meu trabalho, mas o conteúdo que as pessoas criam é fundamental para que elas criem autoridade sobre aquilo que elas dominam. Essa é a importância de um trabalho real.

E como um trabalho real é feito por pessoas reais, é necessário se aprofundar nas histórias dessas pessoas, principalmente para deixar claro que elas não estão aqui a passeio e tem projetos sérios e importantes para os seus nichos e comunidades. Com alguns desses projetos, trabalho há quase uma década e participei da evolução de vários deles. Foram esses projetos que me credenciaram a conseguir outros por meio de indicações, e assim quero seguir trabalhando, para ajudar na construção de novas histórias e novos projetos, para além dos sites, também nas redes sociais, com a organização de presença digital.

É mais do que essencial contar a história de quem está por trás de um site, principalmente por conta de uma métrica essencial que se resume ao acrônimo EEAT. E o que é o EEAT? É o acrônimo de Experience, Expertise, Authoritativeness, and Trustworthiness, que em português significa Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade. É um conjunto de diretrizes usado pelo Google para avaliar a qualidade de conteúdo na web, especialmente em páginas que tratam de assuntos sensíveis ou impactantes, como saúde, finanças, direito e notícias – os chamados YMYL (Your Money or Your Life).

Os meus clientes são exatamente assim: eles trabalham com assuntos considerados sensíveis ou impactantes pelo Google, e para isso, precisam criar credibilidade, que muitos já tem, é verdade, mas que o Google quer mais do que nunca que isso seja comprovado com assuntos e notícias que impactem o público e de certa forma façam com que você se torne referência. O trabalho que eu realizo vai além do conteúdo: é o reforço da credibilidade do cliente, com dicas de conteúdo e de como aparecer com eficiência nos mecanismos de busca, que buscam mais do que somente indexar conteúdo: buscam a qualidade do que você produz.

A campanha “O trabalho é real” surgiu da necessidade de mostrar as pessoas por trás dos projetos, que são jornalistas, radialistas, pessoas especializadas com os temas dos sites. Um modo de provar que eu não trabalho com amadores, nem muito menos o meu trabalho é amador ou uma brincadeira de criança. Foi uma situação assim, em um comentário em um post de uma rede social sobre um assunto sério que recebeu a intromissão de alguém que não tinha nada a ver com o assunto que achava que eu estaria apenas brincando que me deixou indignado, e ao invés de canalizar a minha raiva contra quem entendeu que o meu trabalho seria assim, eu resolvi usar a criatividade. Pois bem, tá aí: a campanha “O trabalho é real”.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma
  2. Luneta Sonora 202: Novas séries de arte no novo cenário
  3. Luneta Sonora 201: Em vídeo, melhorando, aperfeiçoando
  4. Luneta Sonora 200: O que é para ser, será: episódio em vídeo!
  5. Luneta Sonora 199: Identidade com manual de identidade

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes