Você pretende voltar a criar identidades visuais. Todas as identidades visuais que você entregar terão manuais de marca como o da sua?
Pergunta feita por este editor
No #ContentTalks desta segunda-feira, apresentei o Manual de Identidade Visual da marca da luneta de um planeta. Durante toda esta semana, apresentei nas imagens de topo dos posts campanhas que eu fiz há mais de 10 anos com a marca da lampadinha sorridente, que foi a primeira a ter um manual de marca, coisa que o balão, marca que veio depois da lampadinha e antes da luneta, não teve. Esse é um documento que traz um pouco dessa referência e uma certa homenagem a tudo o que precisou ser feito para chegarmos até aqui. E que, daqui em diante, inicia um novo capítulo para a história dos meus projetos.
O mesmo #ContentTalks que lançou o Manual de Identidade Visual da marca da luneta de um planeta lançou também o Mídia Kit de Identidade Visual, o sexto que eu lanço em dois anos, consolidando a gama de serviços de comunicação que eu tenho para oferecer. E bem, vocês já devem saber o que é que isso significa: o meu retorno a criação de marcas e identidade visual, com o objetivo de oferecer uma experiência visual e de comunicação mais completa para os clientes dos demais serviços, bem como os que eu vier a conquistar daqui em diante. Afinal de contas, é sobre trabalhar o potencial que jamais se perde.
Começando com o que se tem, para conquistar o que se deseja, para seguir na melhoria dos meus trabalhos. Sei que eu não tenho ainda o ideal, mas eu tenho exatamente o que eu preciso justamente para começar. Como se começa várias vezes. Como se recomeça. E o primeiro passo dado foi com a minha marca. Com a marca da luneta de um planeta. Um passo que levou tempo para ser dado e começou ainda antes da própria ideia de se organizar a identidade visual da maneira como você está vendo agora, uma identidade que existe há seis anos e que ganhou uma nova organização em março, com o rearranjo das cores que já existiam e a adoção das paletas sazonais. Tudo devidamente regulamentado no Manual de Identidade Visual.
E respondendo a questão de que as marcas que eu criar daqui em diante terão manuais de marca como a que eu desenvolvi, a resposta é: sim! A minha preocupação é essa, justamente porque eu entendo isso pela minha própria marca. Todas as marcas que forem criadas terão um manual ou um guia, justamente para ajudar na difusão de cada marca da maneira mais fiel possível, assim como a minha. O mesmo cuidado que eu tive com a minha marca eu terei com as que eu criar. E revisitar os passos dados com a minha marca há 14 anos atrás foi fundamental para dar os passos que eu precisava para a marca de agora.
Você está convidado a ser uma parte importante dessa história que recomeça agora. Porque além de ser um novo começo, é um começo exatamente onde eu parei. Na certeza de que eu tenho o que eu preciso para recomeçar quantas vezes forem necessárias. A partir de agora, chegou a hora de começar a criar novas marcas. E entender de uma vez por todas a minha missão e o meu objetivo maior, o de deixar a minha marca no mundo. Que a minha marca seja o trampolim de várias outras, como a própria lampadinha sorridente já foi de várias um dia. É hora de recomeçar. Investir para que esse recomeço seja possível e definitivo.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.