Há planos de adotar outras paletas de cores para além das baseadas em cores primárias?
Pergunta feita por este editor
As paletas sazonais utilizam as cores primárias, visto que é um esquema que eu adotei para o site em 2019. Lá se vão cinco anos que desenvolvi a paleta de cores que seria reinventada nessa identidade visual de 2025. E que faz parte um projeto que eu desenvolvi para um outro projeto meu, uma outra marca minha, que se liga a essa marca do site, por essa razão compartilham da mesma paleta de cores. Mas tá, como assim? Esse esquema de cores, inclusive, é herdado da paleta de cores da 612 Comunicação, sendo que é a segunda paleta adotada para a marca. A primeira adotava tons mais fortes das cores primárias.
Inclusive, a marca da Luneta é uma referência a própria 612 Comunicação, que é um projeto que eu referencio como um planeta, e a luneta observa o que acontece no planeta, por essa razão eu adotei a luneta como uma marca, trabalhando com seu significado ao longo dos tempos, como a luneta que observa as histórias do planeta, que são registradas neste site todos os dias. É a referência que eu faço ao quanto esse projeto foi importante até hoje no meu desenvolvimento na publicidade e na comunicação, e como o site mantém esse legado vivo através daquilo que eu trabalhei por bastante tempo nele: a identidade visual.
Na marca do site, as paletas eram subutilizadas, para não dizer que elas nunca eram utilizadas. Na nova identidade visual, fiz um teste de como seriam aplicadas essas cores, e por essa razão eu optei por incluir cores neutras, como os brancos e os pretos, para que a identidade fosse melhor aplicada de maneira uniforme independente da paleta que fosse utilizada. Todo esse esquema, inclusive, permitiu que eu mantivesse a unidade visual da marca mesmo em uma troca temporária da cor por 30 dias. E é isso que vai acontecer de novo em dezembro, quando o site passará a exibir um tom de vermelho rosado.
Agora, a referência é para o Natal, e para as cores adotadas nas artes natalinas. Eu sei que está e parece um pouco longe para se falar em uma época de Natal, mas como o contexto vai pedir lá na frente, é necessário entender o que vai acontecer em dezembro, que é uma época em que as pessoas vão relembrar de momentos que viveram no ano que passou, e ao mesmo tempo, projetar o ano que está chegando. E por mais que pareça longe, o tempo voa num instante, do mesmo jeito que naquele mês de dezembro eu projetei toda a questão do quarto já sabendo do que iria acontecer, e os planos deram certo.
Há planos de adotar outras cores em outras ocasiões. Eu já saberei que 2026 será completamente diferente em termos de temporada junina, visto entrar num período de Copa do Mundo, que começa no dia 11 de junho. Algumas coisas podem mudar. Posso adotar até um esquema com tons de verde. Tudo isso dentro das diretrizes do Manual de Identidade Visual da marca do site e das redes sociais que eu vou publicar daqui a duas semanas, pelo menos a sua base. Mas essa é uma possibilidade que jamais pode ser descartada, afinal, a criatividade é aberta para a inovação e para o diferente, seguindo as regras, mas sem se amarrar a elas.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.