Image

A ideia das paletas sazonais

De onde surgiu a ideia das paletas sazonais?
, ,

De onde surgiu a ideia das paletas sazonais?

Pergunta feita por este editor

A ideia das paletas sazonais surgiu da ideia de aproveitar todas as cores da paleta da minha marca. Eu sempre usava o azul de forma predominante porque essa é a cor institucional, a cor que me define, a cor que me identifica. Mas e as outras cores primárias, onde entrariam nesse jogo? Quis que elas fossem as cores que representariam os momentos de produtividade, que se alternam entre a rotina diária, a época junina e a época natalina. E se você for reparar bem, cada cor traz de certa forma uma lembrança de um determinado momento, uma determinada época, e foi isso que eu quis transmitir com as paletas sazonais.

Para tornar viável o objetivo que eu queria com as paletas sazonais, eu aproveitei a facilidade do tema do site, que permite alternar entre quatro paletas de cores que você determina, além do trabalho para alteração das redes sociais não ser tão pesado assim. É uma ideia meio ousada que eu sei, talvez alguém já tenha executado antes de mim, mas foi um insight, uma ideia que vem da sensação que as cores trazem para mim e que eu quero, de certa forma, reproduzir para as pessoas. Afinal, qual é a cor do São João? Qual é a cor do Natal? Qual é a cor que para você remete a uma data comemorativa? É basicamente isso, neurodesign.

Combinando neurodesign e psicologia das cores, eu trago a sensação de terra e de nostalgia, a sensação de acolhimento e família, a sensação de enfeitar a casa para os festejos de meio e final de ano, de inverno e verão, do fim de cada semestre, dos momentos em que a gente se sente mais produtivo e sai da rotina, ao mesmo tempo que incorpora novas ideias para a rotina como eu estou fazendo agora na conclusão da temporada junina, com novas ideias de conteúdo e produtividade incorporadas a rotina daqui em diante. Marcas são criadas com base em sensações, e quis trazer isso por meio das cores.

O primeiro desses objetivos está sendo cumprido hoje, quando o site exibiu por 30 dias a identidade visual com esse tom de bege. A partir de amanhã, o site passa a exibir a sua identidade visual em azul, representando o aspecto de rotina. A cor será exibida até o mês de novembro, quando o site passará a exibir um tom de rosado representando o Natal. E depois volta ao azul, que é importante lembrar, é a cor permanente, tanto que é adotada nas peças institucionais e impressos que eu vier a fazer futuramente. As mudanças são constantes, mas a identidade é única, e é isso que eu quero transmitir para os leitores.

E bem, a partir de amanhã, tudo volta a ser azul. Primeiro o site e as redes sociais, e mais para frente, as paredes do meu quarto. Que eu não posso mudar de cor a cada seis meses, é claro, mas essa pode ser uma sensação que a luz pode trazer. Gostaria de ter uma daquelas luminárias que te permite mudar de cor, agora que eu tenho o quarto próprio, isso ajudaria bastante a criar um ambiente para a hora de dormir e não sentir que tudo está completamente escuro. Hoje eu durmo e desligo a luz e só. Mas eu queria um ambiente melhor, e bem, eu sei que eu posso fazer isso acontecer com o espaço próprio que eu tenho. Afinal, a partir de agora, a rotina volta de uma maneira bem diferente. Do jeito que eu planejei.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 196: Enfim, o meu ambiente - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 196: Enfim, o meu ambiente
  2. Luneta Sonora 195: E a sua cabeça, está como?
  3. Luneta Sonora 194: As mudanças do Google Notícias
  4. Luneta Sonora 193: O que aconteceu com as web stories?
  5. Luneta Sonora 192: O período junino bate à porta

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes