Image

Até que enfim, chuva!

Até que enfim a chuva veio. Será que ela vai enfim trazer as temperaturas amenas que tanto esperamos?

Hoje foi um dia bem diferente, mas bem que poderia ser o dia que esperávamos há um mês. Choveu. Sim, choveu. Até que enfim, chuva! Que coisa extraordinária, não é? Alguns poderiam dizer que isso não é tão extraordinário assim, por que esperar um dia de chuva? Outros diriam: ué, chove todo ano e não tem nada de extraordinário nisso. Mas tá, por que eu diria que esse momento era tão esperado? Simples. Até que enfim a chuva veio. E com uma esperada regularidade. Lembra que eu falei que já era para a chuva ter vindo, que era para o outono ter temperaturas amenas, e por aí vai? Era justamente sobre isso: o que estava faltando era chuva, meus amigos. E já que a chuva veio, nos resta aproveitar esse momento que tanto esperamos.

E é lógico que a chuva não vem sozinha: vem acompanhada de todos os transtornos que vocês já conhecem, mas como eu não vou cansar de falar porque tem gente que costuma esquecer, vocês já deveriam saber sobre o comportamento das cidades em relação a chuvas mais fortes, sobre elas não estarem preparadas para as chuvas, se bem que essas chuvas não foram tão fortes como se esperava e os pontos de alagamento clássicos que eu conheço até que suportaram bem essa chuva, não sei como irão ser as próximas, visto que temos uma previsão de chuvas consideráveis até pelo menos o final de semana. Aí a gente diz se a infraestrutura da cidade suportou bem essas chuvas mais esporádicas.

Como a gente já deveria esperar e não se surpreender, não existem surpresas em relação a alagamentos em pontos clássicos e outros transtornos menores nas residências, tipo uma goteira que precisa ser resolvida no banheiro do quarto que vai ser meu. Quando chove um pouco mais forte, e nem precisa ser forte, eis que a goteira incomoda. Ok, está em um banheiro e até daria para relevar, mas que tem que ser consertada, tem. Imagine então quando a sua casa alaga. Quando existem problemas piores na sua casa, e mais ainda, na própria cidade como um todo, que um período de chuvas mais intensas como essas chuvas que caíram agora deixa de uma forma mais evidente.

Se tem ciência do problema, se procuram as soluções, afinal, existem coisas que são completamente inesperadas dentro daquilo que a gente espera de um período chuvoso. Assim também é uma cidade quando é pega de surpresa pelos problemas, fora outros problemas que acontecem, por exemplo, quando não existe um sistema de drenagem adequado em determinados locais, e isso se descobre quando lugares que não alagam enfrentam sua primeira inundação. Isso vai se descobrindo, isso vai se resolvendo. Mas de uma coisa a gente tem certeza e até está em busca de mais respostas, que até que enfim a chuva veio. Será que ela vai enfim trazer as temperaturas amenas que tanto esperamos?

Até aqui, nada de relâmpagos e trovões. Pelo menos não que eu saiba. É aquela chuva média que dá para fazer se não um frio, trazer aquela temperatura mais amena que era esperada para este período do ano. Nos últimos dias eu vinha falando que chuvas não tem sido tão frequente com as mudanças climáticas, mas tudo o que se espera de agora até o fim do inverno pelo menos é isso. Temperaturas amenas. O que a estação de transição costuma trazer, e trouxe faltando praticamente um mês para o seu final, afinal, o outono é uma estação que a gente quase nem sente, num instante passa. Para que o inverno que está chegando tenha aquela cara de inverno que todos nós estamos acostumados.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.
https://anchor.fm/s/4e607e8c/podcast/rss

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes