Image

Treinando a memória

Você treina a sua memória? Se sim, como?

Você treina a sua memória? Se sim, como?

Pergunta feita por este editor

Todo exercício de treinamento de memória é válido quando você precisa se lembrar de alguma coisa importante, alguma coisa que você não quer esquecer. Afinal, todos nós temos alguma coisa que a gente não quer esquecer e que a gente precisa tentar ao menos fazer algum esforço justamente para que momentos e ideias não sejam esquecidos. Por causa disso, a gente procura treinar a memória de alguma forma. A gente procura realizar algum objetivo diante das nossas possibilidades, sabe-se lá quais elas sejam e sabe-se lá que objetivos você queira atingir. O que importa é que de alguma forma, você está treinando a sua memória.

Eu não sei, lógico, como você treina a sua memória, afinal, mesmo este site tendo um público-alvo determinado, estou escrevendo para alvos incertos, e certamente você deve ser uma dessas pessoas que procura treinar a sua memória de alguma forma. Se não, você certamente pensou nisso. E é claro, se eu estou perguntando como eu treino a minha memória, é porque, de alguma forma, eu treino a minha memória, certo? Pois bem, eu treino a minha memória e quero contar como eu faço isso, não de uma forma que eu diria que fosse organizada, mas acreditando que de certa forma faço algumas atividades que vão servir para treinar a memória.

Faço questão de correlacionar algumas coisas que não tem nada a ver, mas que servem para eu lembrar de uma determinada coisa que eu não posso esquecer de fazer, como por exemplo a recarga do rádio relógio – que é a bateria – a cada 48 horas, mais conhecido como dia sim, dia não. No dia em que o rádio relógio é recarregado, eu lembro que é o dia de lavar o cabelo. Nada a ver, não é? Mas é uma atividade que me faz lembrar que eu tenho que fazer outra. Sempre faço isso de correlacionar duas tarefas para me lembrar que se eu fizer uma determinada tarefa, é o momento de fazer outra. E assim eu vou memorizando os dias que eu preciso lavar o cabelo.

E não posso me esquecer de anotar as coisas? Em outros tempos, enchia um caderno de anotações e tenho vários desses cadernos guardados até hoje, justamente para me lembrar de ideias que eu tive há anos atrás. Hoje em dia, eu uso o Simplenote para anotar algumas ideias que eu tenho e que eu quero levar para cá, aproveitando que o aplicativo se interconecta com o site, e posso lançar aqui as ideias que eu quiser, sempre mantendo no rascunho, afinal, todas as ideias que eu transformo em post precisam ser bem organizadas. É assim que eu sei o momento certo de colocar uma determinada arte digital no ar, tá tudo anotado lá.

E assim eu vou treinando a minha memória, mantendo a rotina em dia. Foi assim que eu consegui firmar a minha agenda semanal há quase três anos com sucesso, de modo que eu parti para o próximo passo. Otimizar o seu tempo leva tempo, e esse é um dos meus principais objetivos que eu quero atingir treinando a minha memória. Afinal, quando você se lembra que tem compromissos a cumprir, você se lembra dos compromissos que precisa fazer. É sobre isso. É sobre você se regrar, é sobre a sua regularidade e seus objetivos. E quando você atinge os seus objetivos, você entende que está cumprindo a sua missão.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.
https://anchor.fm/s/4e607e8c/podcast/rss

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes