Image

Lidando com as ferramentas (quando elas dão problema)

Como você lida com as ferramentas de trabalho quando elas dão problema? É importante se antecipar aos problemas, intensificando a manutenção.

Mais um dia, mais um capítulo da minha rotina de intensidade rumo as mudanças. O tempo todo descobrindo o que precisa funcionar e o que muitas vezes não funciona. Eu preciso lidar com as ferramentas quando elas dão problema, certo? Esse movimento de entrega do conteúdo do site faz parte das estratégias que funcionam justamente para isso: para que o conteúdo chegue.

Como você lida com as ferramentas de trabalho quando elas dão problema? Porque em algum momento, as ferramentas, mesmo aquelas que você paga e que estão dentro da previsão de despesas do trabalho, dão algum tipo de problema. É importante se antecipar aos problemas, intensificando a manutenção. E contando muitas vezes com a boa vontade da assistência dessas ferramentas.

Se tem uma coisa que eu detesto é ser atendido por chatbot. Porque que inventaram que tudo agora tem que ser por chatbot? Nada substitui a assistência humana, afinal, quem é que conhece melhor o produto que você oferece e os problemas que esse produto pode vir a ter? O chatbot ainda não tem esse poder de resolver.

Afinal, eu sempre vou partir dessa premissa quando eu ofereço um serviço de manutenção de sites, e ao mesmo tempo, quero oferecer a entrega do conteúdo para as suas redes sociais, visto que esses serviços são separados: para quem estamos escrevendo e onde você vai encontrar o seu leitor? Você está mesmo contando só com a sorte de que as pessoas encontrem pelos mecanismos de busca?

De vez em quando o mecanismo de compartilhamento dá um ou outro problema, e nem é no meu site. A mesma ferramenta é usada em outros sites que eu gerencio as redes sociais, no que no momento são os meus três proprietários e mais três de clientes. Quando um link de um site não vai ao ar nas redes sociais, ele nota. E ele notifica.

É necessário recalibrar os mecanismos de compartilhamento e ficar monitorando eles o tempo todo? Sim. Mas como, se o mecanismo deles muitas vezes é um mistério e você nem sabe como lidar com eles direito? Hoje eu tive que recalibrar alguns dos applets de compartilhamento, e eu nem terminei o serviço todo.

Faz parte do trabalho de administração de um site, embora não da própria manutenção, espalhar o conteúdo do site nas redes sociais. É um serviço não completamente oferecido para todos os clientes, onde só pede quem quiser, e se quiser, é com aditivo contratual, pelo menos daqueles que não negociaram ainda esse serviço.

Lidar com as ferramentas faz parte do jogo, ainda mais quando elas dão problema, e você muitas vezes precisa se antecipar a eles. É assim que muitas vezes relações de trabalho se desenvolvem em seu estado mais puro. Não basta procurar só quando der problema: a assistência tem que ser intensiva e precisa se antecipar aos problemas antes que eles aconteçam, para uma entrega mais fluida.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 186: Um dia, um vídeo. Um dia, um short - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 186: Um dia, um vídeo. Um dia, um short
  2. Luneta Sonora 185: Nem parece, mas eu voltei. A gravar
  3. Luneta Sonora 184: Minha meta para sites mais rápidos
  4. Luneta Sonora 183: Qual é o tempo que você tem?
  5. Luneta Sonora 182: O visual do podcast está diferente...

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes