Image

28 artes digitais em dois dias

Como foi fazer quase 28 artes digitais em dois dias?

Como foi fazer quase 28 artes digitais em dois dias?

Pergunta feita por este editor

Nunca eu criei tanto naquilo que eu considero pouco tempo. Em dois dias foram feitas 28 artes digitais. Isso aconteceu no início do mês, em um esforço concentrado para que eu possa ter conteúdo reservado para o momento não só da mudança do ambiente, mas também da sua consolidação, visto que em breve eu vou ficar mais tempo nesse ambiente fazendo mais artes, trabalhos, aprendizado. Preciso tornar isso rotina. E uma das coisas que eu quero mostrar para vocês quando o novo ambiente estiver pronto é como as artes são feitas. Costumo levar pelo menos quinze minutos para criar. Sempre faço artes em ritmo rápido, e assim eu vou adquirindo experiência e prática. Afinal, eu crio artes digitais por meio de dispositivos móveis desde 2022. Eu nem contei os tempos das paisagens na janela de 2009, primeira experiência que eu tive com desenho digital, pois se for para contar, lá se vão 16 anos.

E essa foi primeira vez que superei essa marca de 28 artes. O que é o meu recorde até aqui, nunca havia feito tanto. O máximo que eu tinha chegado foi 16, nesse recorde quase dobrei. Não coloquei nessa conta as artes que falam, senão chegaria a 35. Queria ser mais específico a respeito dessas 28 artes, totalizando sete semanas. Tenho artes para ir ao ar até 17 de maio, mas eu ainda vou fazer mais artes para ir além e começar desde já a pensar nas artes juninas. Sim, meus amigos, está chegando o momento. Esta pode ser a primeira série junina das artes digitais a ir ao ar já totalmente pronta para ir ao ar. No ano passado, a criação era feita uma vez por semana, como era a rotina habitual das artes digitais, quando eu faço as quatro artes da Semana, quando não oito ou doze.

A base para que isso tudo aconteça é, sem dúvida, planejamento. Quase todos os dias os vídeos antigos das artes tradicionais recirculam no TikTok, é quando eu me lembro das propostas e técnicas que nunca mais eu fiz. Isso serve tanto para as artes tradicionais quanto para as artes digitais. As artes tradicionais, tem uma outra pegada e por motivos óbvios são mais complexas, e isso nem falando da produção das artes, e sim do material. Até para as artes digitais já tenho uma frente considerável, e tem trabalho marcado para essa semana, visto que já neste próximo domingo começa uma nova cor na rodada 181 da #FolhaColorida, que é a cor vermelha. Trabalho nessa semana com essa cor e vou aproveitar a deixa para trabalhar com mais desenhos para os cadernos de 48 e 96 folhas.

Fiz e continuo fazendo as minhas artes com o calendário na minha mente, não sem antes observar o calendário e organizar datas para justamente memorizar as datas no momento em que eu vou fazer cada desenho. Eu conto com o Simplenote para organizar a ordem que cada arte vai entrar no ar, lembrando que os vídeos são postados nas segundas (é sempre um café nesse dia), terças, quintas e sextas-feiras, e os vídeos das artes que falam nas quartas-feiras. Foi assim que eu desenhei as artes da Semana Santa, que só irão no ar no site no próximo ano. É assim que eu vou saber que da próxima vez que eu fizer artes digitais, eu vou saber que tenho duas semanas de artes de rotina, totalizando oito artes, e depois que eu fizer essas oito artes, entro em uma sequência de 17 artes juninas.

Está tudo pronto para o próximo passo, o de já ter o material pronto das artes digitais juninas, não só das artes digitais, mas também as artes tradicionais e as artes que falam, que já tem uma frente boa para o primeiro ano do tema no ar. Sei que eu não preciso de pressa, visto que da frente de conteúdo atual, eu ainda tenho quatro semanas a contar de hoje. E eu nem falei do “Bora desenhar?”, visto que pela diferença da série de artes digitais ser diária e a série das timelapses ser semanal, a frente ds série é a maior de todas: conteúdo por quatro anos e contando. Mas em junho teremos “Bora desenhar?” três vezes por semana, pelo menos. 28 artes digitais em dois dias é uma coisa que aconteceu e rende até hoje. Mas eu prometo para vocês uma coisa: esse recorde será superado.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 186: Um dia, um vídeo. Um dia, um short - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 186: Um dia, um vídeo. Um dia, um short
  2. Luneta Sonora 185: Nem parece, mas eu voltei. A gravar
  3. Luneta Sonora 184: Minha meta para sites mais rápidos
  4. Luneta Sonora 183: Qual é o tempo que você tem?
  5. Luneta Sonora 182: O visual do podcast está diferente...

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes