Image

O site nas estratégias de comunicação

Explique por que manter um site é melhor do que confiar todo o conteúdo nas mídias sociais, e porque a combinação dos dois recursos é fundamental para qualquer estratégia de comunicação.

Explique por que manter um site é melhor do que confiar todo o conteúdo nas mídias sociais, e porque a combinação dos dois recursos é fundamental para qualquer estratégia de comunicação.

Pergunta feita por este editor

Sempre costumo dizer que rede social não é uma coisa sua. Você literalmente trabalha de graça e segue as regras das próprias redes sociais, que entregam o que os algoritmos – programados por humanos – julgam relevante. Por mais que você trabalhe com todas as estratégias de comunicação possíveis e imagináveis, você nunca consegue resultados trabalhando exclusivamente com redes sociais. Precisa de uma ferramenta autoral, tanto para mostrar o seu trabalho com a maior precisão possível, como para mostrar todos os detalhes possíveis de um produto, e consequentemente, finalizar uma venda.

Manter um site é essencial para as suas estratégias de comunicação começando pelo fato de ser um produto autoral, onde você determina as suas regras, e não se submete as regras da própria rede social, que pode encanar nas suas publicações e tirar do ar, sem contestação, sem possibilidade de suporte, afinal, uma das coisas que mais me irritam em rede social é a ausência de suporte para resolver problemas, igual eu consigo resolver os problemas técnicos da hospedagem do site, solicitando suporte humano quando eu quero. Rede social não tem isso. Se um post ou a conta toda sai do ar, recorrer ao suporte – quando ele existe – é um parto.

Quando você tem o controle do seu conteúdo, você consegue desenvolver o seu trabalho com mais liberdade. E pode trazer mais detalhes sobre o que você quer divulgar, sem as restrições de caracteres que uma rede social tem, sem as restrições de qualidade nas fotos, e com foco total no conteúdo. Uma rede que compreende melhor essa sinergia, na minha opinião, é o YouTube. Como eu preciso de uma fonte externa para postar os vídeos dos meus desenhos, combino essa possibilidade com o próprio mundo de possibilidades que o YouTube permite, apesar dela própria ter as suas restrições. Talvez uma das redes que eu mais considere para qualquer coisa que eu fizer.

A rede social é essencial como uma porta de entrada, afinal, você precisa estar onde as pessoas estão, e convidá-las para o seu site. Como eu sempre costumo dizer, é o meio, jamais o final. E como porta de entrada, você convida as pessoas, cria meios de atrair os clientes, ora para concluir a compra, ora para ver o conteúdo em detalhes. É um meio de garantir presença digital e ter o que divulgar, afinal, um projeto autoral confere mais autoridade, mais confiança, mais credibilidade. É também um meio de verificação eficiente para mostrar que o que você vende ou o que você cria está lá, e em mais nenhum outro lugar.

Um meio não funciona sem o outro, e a combinação de site e mídias sociais traz resultados incríveis para as estratégias de comunicação que você busca. Por mais que você tenha foco nas redes sociais, considere combinar essas estratégias com um site autoral. Se você cria conteúdo, crie um blog. Se você vende produtos ou serviços, um site de apresentação ou um e-commerce é interessante. O que importa é usar o máximo de estratégias que você tem ao seu alcance para conseguir obter resultados melhores que a encomenda. E você pode contar comigo para juntos encontrarmos as melhores estratégias para o seu projeto.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.