Quais as vantagens de confiar as redes sociais sob a responsabilidade de profissionais em vez de fazer tudo por conta própria?
Pergunta feita por este editor
Rede social é uma coisa que você precisa ter cuidado, afinal, tem gente que se informa por elas, mas como quem gera a informação são as pessoas, elas podem falar a verdade ou a mentira que quiserem que qualquer um vai acreditar. O meu uso é para divulgação dos posts do site, dos produtos que eu uso, afinal, eu entendo que se eu quiser trabalhar para mim, o meu site é a ferramenta ideal para isso, e numa rede social eu estaria trabalhando de graça. Mas ok, uma coisa é a informação, a outra é divulgação, e isso é uma coisa que tem gente que não sabe separar, e tem gente que confunde divulgar com informar. Se eu estudei publicidade, eu sei bem a diferença de uma coisa e de outra.
Mas tem gente que não sabe, e esse é um dos cuidados fundamentais que se tem que tomar. E um profissional de gestão de mídias sociais pode te ajudar nesse propósito de saber divulgar o seu produto ou serviço, partindo do princípio de que esta é a finalidade principal de uma rede social de projetos e negócios, o que eu acredito, afinal, para você transmitir um fato, você não pode ser imediatista. Não pode transmitir querendo ser o primeiro a transmitir. A gente tem o poder até mesmo de distorcer esses fatos ao nosso favor ou a favor de alguém que não tá nem aí para você. E é disso que eu quero fugir, e principalmente, um profissional de gestão. Que precisa te orientar sobre a importância de divulgar.
A pressa é a inimiga da perfeição, e quando eu digo perfeição, não é para ser perfeccionista, afinal, perfeccionismo demais estraga e eu sei muito bem disso, diante de trabalhos que eu errei uma data ou uma palavra, e se alguém nota, porque as pessoas são detalhistas e olham dos pés à cabeça todos os detalhes, eu corrijo ou lanço uma hora da errata, afinal, tem gente que gosta de crescer em cima dos erros sem enxergar os seus próprios. O profissional de gestão de mídias sociais traz um pouco desse farol, o de trazer o que se quer trazer da melhor maneira possível, entregando aquilo que o cliente quer ver.
Muitas vezes a gente quer fazer as coisas por conta própria, afinal, quem conhece melhor aquilo que se quer divulgar do que nós mesmos? Mas será que estamos sendo bem orientados a fazer aquilo que a gente precisa só porque tem o conhecimento da causa, mas não da ferramenta? Nem todo mundo que está em uma rede social conhece muito bem a ferramenta que utiliza. Muitos utilizam mal e não sabem direito para que ela serve. Muitos acreditam que ela informa, mas como eu bem disse, eu posso inventar o que eu quiser que as pessoas acreditam. Não traz necessariamente fatos, e a gente está o tempo todo desafiando algoritmos programados para entregar o conteúdo que a rede social quer.
Gestão de mídias sociais não é simplesmente meter os pés pelas mãos. O dano a uma marca pode ser profundo a cada palavra errada. É aqui que uma boa gestão de mídias sociais entra, para orientar, para organizar, para que o cliente enxergue a sua marca de uma outra forma, mais próxima, mais humanizada. O que mais se vê são redes sociais desorganizadas e confusas. Quando você organiza a sua rede social e confia a gestão para profissionais, ainda que estes somente lhe orientem, você entende a diferença e se torna diferente do seu concorrente. O reflexo você sente nos resultados que você obtém e na lembrança da sua marca pelos consumidores.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.