Image

Relações de trabalho reguladas por contrato

As relações de trabalho com os editores de sites passarão a ser reguladas por contrato, sem exceção. Qual motivo e os editores estão compreendendo?

As relações de trabalho com os editores de sites passarão a ser reguladas por contrato, sem exceção. Qual motivo e os editores estão compreendendo?

Pergunta feita por este editor

Relações são coisas que precisam ter regras. Sem isso, elas começam e terminam da maneira que as partes bem entendem, e muitas vezes alguém sai no prejuízo. Isso aconteceu comigo muitas vezes, de relações de trabalho onde as pessoas não queriam se comprometer tanto com contratos. Eu entendia que dessa forma, as pessoas pareciam não levar a sério o meu trabalho. Mas como eu bem disse, eu preciso pagar as minhas contas e manter o nível dos meus serviços. Ou eu não ofereço os meus serviços para ninguém, justamente por não ter meios para realizá-los. O que só é possível se eu tiver recursos que me possibilitem justamente isso: trabalhar.

E eu confesso que eu errei por ser flexível demais com quem contratava os meus serviços, mas na prática não contratava absolutamente nada, só pediam para eu fazer e pronto. Mas isso está mudando desde a semana passada, quando eu baixei a regra de regular todas as relações de trabalho através de contratos, por meio dos quais quem precisar de manutenção de sites, bem como de outros serviços que eu vá prestar, como na gestão de mídias sociais, eu deixe as regras bem estabelecidas e acordadas com os clientes, bem como eles precisam pagar um valor mensal pelo serviço que contrataram e precisam manter.

Quando eu regulo as relações de trabalho por meio de contratos, eu deixo claro para os clientes a necessidade desse recurso e a questão da sustentabilidade dos meus negócios. Eu tenho um trabalho que eu preciso manter e a minha meta principal é trazer essa sinergia com o que eu já faço. Se eu não tiver os meus meios de mostrar o meu trabalho, de treinar com o meu site e meus projetos e não ter um portfólio para apresentar, eu entendo que o meu trabalho não faz sentido porque eu não conseguiria ser eu mesmo para que eu possa fazer o trabalho de outras pessoas. É por meio dos meus projetos que as pessoas me conhecem.

Os clientes atuais estão compreendendo aos poucos. Dois contratos foram encaminhados e devem ser entregues nesta semana para os clientes. Outros dois estão em negociação. Com um quinto cliente, o negócio vai começar a ser conversado. Tudo dentro da meta inicial de regularizar os cinco primeiros clientes nos próximos 30 dias. A primeira projeção já indica que dois contratos estão fechados. Os novos clientes já entram sabendo que terão que assinar contratos para prestação de serviços. Por essa razão, o serviço de sites, até então fechado para novos clientes nesses últimos meses, foi reaberto nesta semana.

Para que um trabalho seja realizado da melhor maneira possível, todos precisam colaborar. Todos precisam compreender que relações de trabalho precisam de regras. Precisam ser levadas a sério. Sem isso, nem o seu próprio trabalho é levado a sério quando não existem compromissos que o prendam não só a quem você quer que preste serviços para você, nem ao seu próprio projeto. Quando eu estabeleci que as coisas deveriam ser assim, não é apenas pelos meus projetos. É pelos projetos dos meus clientes. É sobre eles entenderem que precisam levar os seus projetos a sério. Desse modo, todos compreendem, todos se conversam, e fica tudo bem.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes