Image

Ainda vale a pena criar web stories?

Será que ainda vale a pena criar web stories? Enquanto eu acreditar no recurso, eu ainda estou tentando.
,

Há uns cinco anos, o Google apresentou as web stories, que são como se fossem slides que aparecem para as pessoas em seus celulares, principalmente no Google Discover. A ideia era que conteúdos aleatórios – ou não tão aleatórios assim, afinal depende dos focos de interesse do usuário – aparecessem em seus celulares. O que seria uma mão na roda para os editores de sites que os adotassem, como eu adotei praticamente desde que foi lançado para a plataforma que eu uso.

Quando esse recurso surgiu e foi compatibilizado com o WordPress, eu adotei de cara para saber como era, afinal, eu sempre vou ser aquela pessoa curiosa para saber como a distribuição de conteúdo funciona. Uma das stories que tinha criado no apagar das luzes de 2020 fez um sucesso extraordinário, e depois vieram outras e outras nesse mesmo embalo. 2021 foi um ano extraordinário para mim em termos de visualizações no site, impulsionadas pelas web stories. Isso deu um estímulo incrível para mim.

Por conta disso e de como as web stories foram importantes para a construção de um público sólido para o site, a terça-feira foi reservada para a web story da semana, e bem, hoje é terça-feira. E reservar um dia para elas foi importante para muitas coisas, como continua sendo. Só que hoje, o dia reservado para a web story da semana, eu quero propor uma reflexão sobre o uso do recurso nos dias de hoje: será que ainda vale a pena utilizá-lo? E se sim, o que os algoritmos querem?

Desde aquele tempo em que as web stories tiveram o seu boom, o tempo passou e as visualizações foram caindo, até que chegou essa atualização de algoritmo do Google e quebrou as pernas de muitos criadores que não sabiam direito o que fazer para corrigir os problemas de queda de visualizações. Fui um desses. Muita coisa foi feita para adequar o site aos algoritmos do Google, mas você pode encontrar esse site em outros mecanismos de busca. A partir desse momento, eu nem tinha mais com o que me preocupar. Até por conta disso.

Mas voltando as web stories, você sabe como é o Google. Da mesma maneira que estimula o uso de um recurso, larga de mão, como largou vários recursos de mão ao longo dos anos. Porque você acha que eu larguei o Blogger há 10 anos atrás e investi no WordPress? Porque a ferramenta de blogs do Google não recebia atualizações significativas e não acompanha nem mesmo as tendências de SEO de sua proprietária. Não consegue ajudar em absolutamente nada.

E eu vou te contar um exemplo. Você consegue encontrar um espaço dedicado as web stories no Google Discover, na pesquisa, no Google News, igual você encontrava antigamente? Não aparece para ninguém, praticamente. E isso atinge do pequeno ao grande, que investe no recurso para no fim quase ninguém ver, a não ser que esteja no próprio site.

Esse é um dos tantos exemplos clássicos de que é necessário entender as tendências e se vale a pena seguir investindo nelas. A web story da semana se manteve na agenda semanal, como vocês puderam ver no domingo, quando a programação de 2025 foi divulgada. E isso sem contar o resumo da semana na Luneta, que conta com uma web story. Sou teimoso e vou continuar entendendo até onde a gente pode chegar.

Por isso, a web story da semana é uma reflexão sobre as web stories.

Tendências vem, tendências vão, tendências passam. E é necessário entender elas e até onde elas vão. Quem trabalha com site sabe disso e sabe quantas mudanças aconteceram ao longo do tempo no modo de criar e distribuir conteúdo. E criar em um site é um desafio diário. Entregar conteúdo, seja geral ou nichado, demanda tempo e muita pesquisa, atenção e necessidade de se entender melhor os modos de como a gente pode entender a criação de conteúdo de hoje em dia.

E diante de todas as tendências que vão e voltam, de tantas coisas que recebem um alto investimento e são largadas de mão, eu ainda vou continuar me perguntando, sempre que necessário, a cada terça-feira que eu postar as minhas coletâneas de arte ou outras coisas que eu achar que são interessantes o suficiente para merecer serem a web story da semana de todas as terças-feiras. Afinal, será que ainda vale a pena criar web stories? Enquanto eu acreditar no recurso, eu ainda estou tentando.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes