Image

Ler é fundamental

Ler é fundamental para quem quer tornar a escrita um hábito diário?

Ler é fundamental para quem quer tornar a escrita um hábito diário?

Pergunta feita por este editor

Eu lhes digo uma coisa: se você sabe escrever, com certeza sabe ler. Afinal, você precisa estar acostumado com leituras, pois o que você escreve vai se tornar a leitura muitas vezes diária de uma pessoa que está do outro lado da tela. E quando eu falo em leituras, eu falo sobre tudo: o bom e velho livro, as notícias que você lê nos sites, jornais impressos, o que for e o que tiver palavras escritas, não importa de que jeito. Leia bastante, entenda o mundo, e como as pessoas contam as histórias. Afinal, histórias sempre se alimentam de outras histórias, e sem que essas histórias estejam acontecendo e sejam contadas, como você vai contar as suas próprias?

Todo projeto nasce de uma inspiração, e para que as minhas histórias pudessem ser compreendidas em todas as linhas que eu escrevo, eu precisei ler. Porque quando se lê, você quer que as pessoas leiam o que você escreve. Porque quando se lê, você se inspira naquilo que está escrito nas palavras do que você está lendo e pensa que vai escrever um texto incrível igual a aquele que você lê, escrito do seu jeito, com as suas palavras sendo compreendidas pelo mundo inteiro. Se você me compreende, você está lendo, e isso importa. Porque para poder escrever dessa maneira que você vê, e principalmente, lê, eu precisei ler.

Quem quer tornar a escrita um hábito precisa tornar a leitura um hábito, afinal, esse é o primeiro treinamento que você vai ter para chegar a um nível de escrita considerável. E isso vale para tudo, até mesmo para escrever uma redação de concurso ou ENEM. Uma escrita impecável faz toda a diferença não só no projeto que você pretende iniciar, mas também nessas coisas que exigem dos seus conhecimentos e que podem garantir um futuro brilhante em todos os aspectos. Quando você escreve diariamente, você ao mesmo tempo está treinando o idioma que você domina. E entende melhor o modo de escrever e de compreender a língua.

Contar histórias diariamente é o que me move, e escrever diariamente é uma motivação a mais para mim. E o que eu quero é escrever para pessoas e compartilhar os meus pensamentos e ideias é uma das coisas que me move nesse objetivo de construir a minha própria história como uma coletânea de várias histórias que eu conto todos os dias. Afinal, em algum momento, um dos seus vários textos vai ser o texto, e talvez você nem saiba disso! Você só escreve, e quando se der conta, vai descobrir que tem aquele texto que vai fazer sucesso e que vai ser lembrado pelas pessoas. Nem pense nisso nesse momento, só escreva. Somente.

Ler é fundamental para compreender o que se escreve. Ler é fundamental para compreender o que os outros escrevem, e buscar um estilo próprio, que as pessoas reconheçam e saibam que aquele texto é um texto seu. As pessoas mais observadoras reconhecem o seu estilo de texto e sabem pelo seu jogo de palavras que aquele é um texto que você escreveu. Se você souber jogar com as palavras, conseguirá ser compreendido da melhor maneira. Por isso, é fundamental entender os estilos dos textos que você lê, nos sites, nos jornais, nos blogs, nos livros. O que você puder ler, leia. Para um dia, ter um texto seu lido por pessoas que estão exatamente procurando isso: ler.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.