Image

#31conversas de 2025 – 021: O que se consegue fazer em pouco tempo?

Se você me perguntar o que eu consigo fazer em pouco tempo, eu te diria que estaria falando do tempo.
,

Comecei a escrever este texto por volta das 21:30. Sim, é pouco tempo que eu tenho para terminar, mas também, o que se consegue fazer em pouco tempo? Como eu consigo aproveitar o tempo que eu tenho? Penso em todas as coisas que eu preciso fazer em pouco tempo, diante do tempo que se tem para se fazer as coisas, e quantas vezes eu não já repeti a palavra tempo só nessas primeiras três linhas deste texto? É porque eu realmente preciso otimizar o meu tempo.

E este é justamente um alerta para a quantidade de vezes que eu falo do tempo. Porque serão várias vezes. Afinal de contas, em poucas vezes eu vou repetir várias vezes uma palavra como neste texto. Queria poder falar um pouco menos sobre ele. Queria justamente ter tempo para não pensar tanto assim no tempo. Mas as circunstâncias me obrigam, e cá estou eu pensando no tempo que eu posso estar perdendo, o que por si só já poderia dizer que é uma perda de tempo. Mas é a minha realidade. E eu preciso começar a pensar justamente nisso, em otimizar o meu tempo, em buscar aproveitá-lo.

E como eu começo a fazer isso, ou melhor, a pensar nisso? Queria poder começar justamente pensando nas coisas que tomam o meu tempo, e que na teoria, não deveriam ser assim. Queria poder me preocupar menos, ter um pouco mais de controle das coisas que eu preciso fazer, mas eu entendo que tudo é complicado o suficiente para pensar que são essas coisas que tomam o meu tempo e que eu preciso controlar de que maneira eu preciso otimizá-lo. E eu penso em tanta coisa…

Já começo pelo fato de que tudo o que eu preciso para ajeitar as minhas coisas, que estão quase sempre fora do lugar e não tem muito tempo que estão, é justamente disso: tempo. Tempo para resolver problemas, tempo para pensar em como resolver esses problemas, um monte de coisas e situações. Que muitas vezes te fazem levar as mãos à cabeça. Mas eu vou conseguir sair dessas situações que me afligem, para isso, logicamente, eu vou precisar de tempo, que é uma coisa preciosa.

O tempo é uma coisa tão preciosa que você valoriza o pouco tempo que você tem, com o que mais você gosta de fazer, mas pensando ao mesmo tempo como fazer o que você gosta em pouco tempo, quando você não conseguiu tempo suficiente para fazer o que precisa fazer, termina ao mesmo tempo não conseguindo fazer muita coisa. Mas tenta, consegue e sabe-se lá o que você quer fazer. Mas arrumou um tempo para fazer. Como eu arrumei esse tempo para falar sobre o tempo, sem perder tempo.

E bem, o que se consegue fazer em pouco tempo? Posso te dizer que eu consigo fazer qualquer coisa. Até mesmo um texto com menos de dez minutos, se é que eu realmente consegui terminar esse texto em menos de dez minutos, mas como eu gostaria! No fim das contas, eu consegui fazer este texto em dez minutos cravados, sem contar em um cronômetro, só olhando para o relógio do computador, e tendo a noção do quanto tempo eu preciso ter para fazer as coisas da maneira que eu gostaria. E eu vou conseguir arrumar esse tempo.

Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo