Image

A evolução do Daily Prompt

O Conhecendo Você é uma evolução do antigo Daily Prompt. Como surgiu a ideia de reformular o primeiro post do dia no site?

O Conhecendo Você é uma evolução do antigo Daily Prompt. Como surgiu a ideia de reformular o primeiro post do dia no site?

Pergunta feita por este editor

Manter o hábito da escrita é fundamental para manter o site atualizado diariamente, afinal, este é um site que ainda tem a essência de um blog, como ele é e continua sendo, ainda que hoje tenha a estrutura de um site. A agenda semanal até então tinha dois posts diários, e no Daily Prompt aumentou para três, sendo os posts das artes digitais adicionados mais tarde completando os quatro posts diários como é hoje. O Bloganuary, que este ano não aconteceu e foi substituído pelo #31conversas, foi o primeiro tema a estimular o hábito da escrita diária, deflagrando a agenda semanal, afinal, eu já tinha desenvolvido esse hábito, e queria arrumar uma maneira de manter com os meus temas.

Dentro de toda a montagem da agenda semanal, os temas e as ideias foram surgindo para que, para além da escrita diária, eu pudesse fazer isso quantas vezes eu puder, no que até aqui eu estabeleci que fossem quatro vezes por dia, e em alguns momentos excepcionais, cinco vezes. Pode ser que eu vá escrever mais posts? Pode. Mas o que eu queria para aquele momento era estabelecer uma estrutura sólida. E foi assim que o Daily Prompt surgiu para mim nesse momento, ampliando a escrita diária e mantendo a linha editorial do site para uma linha mais autoral, próxima da essência daquilo que ele jamais deixou de ser: um blog.

O Daily Prompt surgiu quando apareceu uma notificação no aplicativo do Jetpack de uma pergunta que serviria como um estímulo para a escrita diária. A cada dia, o Daily Prompt gerava uma pergunta, e eu respondia. Foi assim por exatos 365 dias do ano, até que as perguntas começaram a se repetir, e por essa razão, eu parei de responder as perguntas e elaborar as minhas próprias. Foi nessa que surgiu o Conhecendo Você. As perguntas eram geradas pelo ChatGPT e o nome do tema foi autopreenchido pelo chatbot como nome da janela por onde eu fiz o primeiro prompt de perguntas que serviu de base para a inauguração do novo formato do primeiro post do dia.

A reformulação, assim como no caso do #31conversas que surgiu no dia 1º de janeiro, foi em cima do laço. E eu tirei de letra. E foi assim até o momento em que as perguntas começaram a ficar repetitivas e tinha que repetir o prompt várias vezes. Foi então que o Conhecendo Você passou a ter temas durante cada semana. Mas quando até mesmo as perguntas dos temas passaram a ser repetitivas e genéricas, foi então que eu passei a elaborar as minhas próprias perguntas da minha cabeça mesmo. Talvez seja por isso que eu tenha mais propriedade para respondê-las, e assim seria do mesmo jeito se eu recebesse uma pergunta que você fizesse.

O modo como as perguntas são elaboradas mudou. E isso refletiu no próprio nome do tema. A partir do momento em que ficou na minha mente elaborar as sete perguntas, dizer para o leitor onde estão as respostas das sete perguntas, e falar quais foram as sete perguntas da semana, senti que era esse o nome que eu poderia adotar para um tema que a partir do momento em que eu quero ter a liberdade de compartilhar conhecimento, e que deixou de ser somente sobre mim. Agora é sobre o que você quer saber. E é dessa maneira que o tema das sete perguntas evolui o tempo todo, e é assim que vai ser na semana que vem, quando o nome do tema passará a ser #SetePerguntas.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo