Você costuma fazer um balanço do ano que termina? Avalia o que deu certo e o que não deu neste ano?
Pergunta feita por este editor
É normal que, no ano que termina, você faça um balanço do ano como um todo, para avaliar o que não deu certo e o que não deu certo nesse tempo. É uma janela de 365 dias, se bem que neste ano de 2024 foram 366, visto ser um ano bissexto. Um ano 24 horas mais longo, que deu tempo de fazer muita coisa. Consegui superar o ano de 2023 em vários aspectos, e em outros eu posso igualar o que eu fiz no ano de 2024. Mas para fazer o ano de 2025 acontecer, é preciso primeiro entender o ano de 2024 e o que os erros e acertos desse ano que termina podem servir de aprendizado para construir o ano que começa.
Agora que o Natal passou, nada mais natural do que tirar esses últimos dias do ano para fazer um balanço do que termina. Afinal, os dias que faltam para o ano terminar servem justamente como se fossem um período de balanço, afinal, você já não tem tantas coisas para fazer nesse ano que termina, só precisa fechar as contas e preparar o próximo ciclo. Mas sabe que precisa caprichar no encerramento do capítulo para não deixar arestas nas histórias que você construiu ao longo deste ano. Daqui para frente, você vai sentir como o tempo vai correr, se bem que você já sentiu isso ao longo do tempo, afinal, um dia desses você estava dando boas-vindas a 2024! E te vem tantas perguntas na cabeça…
A primeira coisa que eu me pergunto, e creio que você também em relação ao seu trabalho, é a seguinte: Como foi o meu ano de 2024? Daí você desenrola várias, afinal, uma pergunta nunca vem sozinha. Vem acompanhada de várias que ajudam a responder a sua dúvida. É nesse momento que você segue se perguntando: O que eu acertei em 2024? Onde eu errei em 2024? A partir dessa autoavaliação e com as respostas dessas perguntas em mente, você agora se pergunta sobre como vai ser o ano que começa na semana que vem, e no que você pretende melhorar em relação ao ano anterior. Mas antes, avalia no que você melhorou em relação ao ano anterior.
O que eu melhorei em relação ao ano de 2023? O que eu posso melhorar para o ano de 2025? É a partir dessa autoavaliação que a gente começa efetivamente a planejar o ano que começa. Muitas vezes, sem tempo a perder, porque o ano tá batendo na porta e você já começa a pensar de cara como é que vai ser, e pensar de cara em como vai construir. Planejar, você já teve bastante tempo para isso. O momento de colocar os planos em prática está cada vez mais próximo, e antes disso, você avalia se os planos que você colocou em prática ao longo do ano de 2024 deram certo. Para chegar bem no ano que começa sem repetir os erros que você cometeu neste ano que termina. Afinal, nem toda trajetória é perfeita. Tem as suas turbulências.
Este é o momento de começar a fazer um balanço do ano que termina. Agora sim, é hora de efetivamente pensar no ano que começa. Eu sei que não é fácil, mas a gente precisa voltar ao tempo para avaliar as coisas que a gente fez e tudo aquilo que a gente construiu. E foi bastante coisa. Se um dia desses, você estava dando boas-vindas a 2024 e pensando em tudo o que faria nesse ano, lá na frente, no final do próximo ano, você vai entender o que eu estou dizendo, esperando que tudo seja diferente e tudo seja da maneira que você planejou. E sabe de uma coisa? Vai ser. Porque o balanço começa agora, para você entender o ano que está terminando, para planejar melhor o ano que vai começar. O momento é esse, hora de começar.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: