Como você acredita e em que sentidos o site evoluiu nesses 16 anos em que ele está no ar?
Pergunta feita por este editor
O site evoluiu bastante em 16 anos. E eu posso enumerar muitas coisas, desde o visual, o estrutural, o editorial. Teve seu tempo que as mudanças visuais eram constantes, até eu aprender como publicitário que uma identidade coesa e coerente é aquela que fica na memória das pessoas. Teve seu tempo de atualizações aleatórias, quando eu só fazia quando tinha vontade ou tempo. E teve várias mudanças editoriais de uma forma que ele foi se encontrando ao longo desse tempo. O site é – e eu falo isso no tempo presente – a maior escola de comunicação que eu tenho. E eu falo isso sem exageros. Porque muita coisa que eu aprendi, aprendi praticamente ao vivo, na lata.
Eu comecei o site sozinho, simplesmente criando uma conta, configurando e tentando descobrir o que era aquilo. Do mesmo jeito, sozinho, sem ajuda de ninguém, eu migrei o site para WordPress, o suficiente para iniciar uma experiência na plataforma que já dura 10 anos. Talvez esse seja um dos meus maiores orgulhos, o de manter os meus sonhos de forma independente e que esse seja o meu cartão de visitas para o meu trabalho. Mas como todo mundo que aprende sozinho, aprende mexendo, e foi assim que eu aprendi noções básicas de HTML, esquemas de cor, entre outras coisas essenciais ao visual de uma página na Internet.
Muitas mudanças aconteciam várias vezes em um dia. E muita gente acompanhava essas mudanças. Depois, chegou o momento de estabilizar. O tema atual do site é de 2020, mas é constantemente atualizado, adotei com essa intenção, de manter uma identidade visual coesa. Não para menos a marca da luneta, que eu adotei já vai fazer oito anos e nem acreditava tanto quando eu adotei, é a minha marca mais longeva e inspirou várias outras marcas dos meus projetos, como o podcast que se chama Luneta Sonora. Se não fosse aquela ideia de marca que eu não acreditava, como é que iria se chamar o podcast? Nem eu poderia imaginar. Talvez mudasse de nome várias vezes…
Afora as próprias mudanças editoriais. Quando eu criei o então blog, quis que ele tivesse a minha personalidade e fosse de certa forma um diário. Quis arrumar os assuntos a tratar por conta própria, pois assim eu acreditava que poderia fazer um trabalho autoral e único, afinal, é isso que as pessoas querem ver na Internet: textos que elas não encontrariam em nenhum outro lugar. E bem, eu posso dizer que eu consegui? A agenda semanal que eu estabeleci de certa forma determinou a linha editorial atual do site, que é baseada no tripé arte, cidade e comunicação. E é constantemente melhorada ao longo do tempo.
O site evoluiu bastante nesses 16 anos de existência. E segue evoluindo, afinal, a evolução é constante e vem da vontade de acreditar que você ainda não achou o seu ponto ideal, o seu trabalho mais incrível, o seu sonho mais inalcançável. Você conseguiu tudo o que você considerava impossível e quer mais. É essa vontade que me move a fazer coisas diferentes, manter os meus sonhos em pé, e acreditar que tudo é possível. É assim que há 16 anos, o site faz parte da minha vida como um elemento indivisível. É um retrato e um documento da minha idade adulta. E o que eu levo para as pessoas diariamente, para que elas acreditem que sonhos são possíveis.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: