Image

Mudanças no fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho mudou nesses 16 anos de site?
,

O fluxo de trabalho mudou nesses 16 anos de site?

Pergunta feita por este editor

Se tem uma coisa que mudou ao longo dos 16 anos em que eu trabalho com comunicação, é o meu fluxo de trabalho. Antes era uma luta ter um fluxo de trabalho propriamente dito, porque ele praticamente inexistia diante da escassez de recursos e dos tempos quando só havia um computador para cada membro da família. Mas sabe quando as mudanças são tão rápidas que nem você mesmo acredita que o fluxo de trabalho mudou ao longo de uma década e meia? Pois é, a tecnologia permitiu que as coisas fossem mais rápidas, mais ágeis, mais compactas e mais acessíveis, e hoje, eu posso fazer o meu trabalho no tempo que eu quiser.

Quando esta página na Internet nasceu, no ano de 2008, era raro ter um fluxo de trabalho estável. É por conta disso, fora o próprio costume com a nova ferramenta, que era raro que o site fosse atualizado regularmente. Tinha dias que ia ao ar um post por dia. Em outros, nada ia ao ar, tinha pouco tempo para poder fazer ajustes e atualizar o então blog. Mas aos poucos, as coisas foram se alinhando e veio o computador próprio, que permitiu um aumento considerável no fluxo de trabalho, mas não na mesma velocidade de como as coisas são hoje, afinal, lembrem-se que no início da década de 2010, eu entrei na faculdade e era raro atualizar o site com mais frequência.

Aí ok, eu concluí a faculdade, me formei em Publicidade e Propaganda, e já naquela época, eu tinha um celular com Internet, mas com conexão 3G e velocidade bem primitiva, para não dizer precária, tanto da conexão quanto do dispositivo. Lembro de ter atualizado o então blog usando aquele celular trambolhão com teclado embutido. Depois vieram os celulares com Android e as coisas mudaram, sejam os próprios telefones no sentido de velocidade de conexão e de dispositivo, seja a evolução das próprias ferramentas. Hoje eu tenho, além do computador, celular e tablet, e posso se eu quiser atualizar o site utilizando um aplicativo instalado nos dispositivos móveis.

Hoje você tem uma infinidade de ferramentas que te permitem fazer o que levava dias em horas e até minutos. Hoje você pode ter acesso à Internet a qualquer hora do dia, com dispositivos cada vez menores em mãos, de modo que você nem precisa esperar a hora de ligar o computador. Essa era uma das maiores expectativas que eu tinha, de saber como o blog estava, de saber quais são as novidades das redes sociais da época, de conversar com os amigos através dos mensageiros de texto. Hoje você pode fazer tudo isso na hora que quiser, a qualquer momento, e em condições de velocidade de conexão e do próprio dispositivo maiores do que há uma década e meia atrás.

E é essa evolução no meu fluxo de trabalho que eu sigo acompanhando nos próximos anos. E se o site nasceu como um blog na parede de um quarto, eu estou prestes a ocupar por completo o quarto onde tudo isso nasceu. Para fazer mais do que um espaço de textos e artes como o blog era de início. É seguir construindo, com mais liberdade, um ecossistema completo dentro do mesmo lugar onde tudo começou e onde tudo está evoluindo. Isso é para vocês terem noção de que nada disso começou fácil. Para chegar até aqui, as batalhas foram enormes. Mas isso não quer dizer que elas cessaram, afinal, todo dia tem sido uma batalha, e cada dia concluído significa que a gente venceu uma batalha. O mundo muda, tudo muda, e a gente acompanha.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo