Image

Investindo em produção de vídeo

2025 será um ano que você vai investir mais em produção de vídeo? Conte mais sobre como isso vai ser e se teremos lives.

2025 será um ano que você vai investir mais em produção de vídeo? Conte mais sobre como isso vai ser e se teremos lives.

Pergunta feita por este editor

Eu era bem resistente a produzir vídeos. Nunca saía da minha zona de conforto de só escrever textos, mas sabe quando os tempos mudam e você quer oferecer o conteúdo mais multimídia possível? Comecei aos pouquinhos, com o Luneta Sonora, que começou em áudio, segue em áudio e assim será até a posse total do quarto. O Luneta Sonora me ajudou a acabar com a insegurança que eu tinha com a minha voz, e é um exemplo das coisas que eu vou fazer em 2025 em termos de produção de vídeo, até porque o podcast vai se tornar um videocast, uma coisa bem monólogo mesmo a princípio e com o que os recursos permitem.

Tem alguns videocasts que as pessoas simulam entrevistas, ou até simulam podcasts que não existem. O Luneta Sonora em vídeo não será assim, será algo bem diferente. Afinal, eu vou conversar com quem, e quem vai conversar comigo? Talvez quem sabe eu possa receber convidados e há meios para isso. Mas primeiro, eu tinha que acostumar as pessoas a acompanharem a minha produção diária de vídeos, que foi uma coisa que começou lá no meio de 2022, como um modo de alimentar os canais ao mesmo tempo em que eu gerava conteúdo para o site. Como eu faria isso? Com o que eu tenho: usando as minhas artes.

Foi assim que eu comecei a fazer artes digitais no melhor estilo speedpaint, que é o que vocês veem todos os dias. Isso não é possível ainda com as artes tradicionais, não para menos elas são exibidas em transição de uma folha vazia para uma folha já preenchida, estilo que eu fiz há dois anos e deu bastante certo. Alguns vídeos fazem sucesso ou “flopam” dependendo da plataforma, afinal, quando se trabalha com três plataformas diferentes para se postar o mesmo vídeo, você lida com públicos diferentes, algoritmos diferentes, tenta de certa forma alcançar o máximo de pessoas até que as que realmente se interessem se inscrevam ou sigam os seus canais de vídeo.

2025 vai ser o ano da produção de vídeo e exploração de novos formatos. O formato de videocast é um deles, mas isso não quer dizer que eu deixe de gravar episódios em áudio: em algum momento eu posso precisar gravar apenas áudio, e em outros tantos, gravar vídeos aqui do quarto, com um cenário preparado. Hoje eu não posso fazer isso visto que eu ainda divido o quarto com o meu irmão, mas no ano que vem, ele passará para um quarto próprio, que é onde hoje está a minha irmã. Todas essas mudanças vão acontecer porque ela vai se casar e irá se mudar para a sua própria casa, o que libera um quarto. Somos em quatro, seremos três em casa: minha mãe, meu irmão e eu, e a casa onde eu moro tem três quartos.

Dizem que a felicidade é coletiva: se alguém próximo de você busca a felicidade, essa também é a sua felicidade. Porque foi a busca da felicidade da minha irmã que abriu caminho para uma reivindicação antiga que eu tinha de ter o meu próprio espaço. Tudo em nome de um trabalho de qualidade, que é uma coisa que eu sempre vou buscar enquanto puder. E agora, com um espaço próprio e amplo, eu posso conquistar coisas novas. Uma delas, a possibilidade de ampliar a produção de vídeo, bem como a produção de artes, que são coisas que se conectam, e vão seguir conectadas nessa nova fase dos meus projetos no próximo ano.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes