A rotina é mais corrida messe mês de dezembro? Como você se adapta?
Pergunta feita por este editor
Todo mês de dezembro é assim: você precisa se adaptar a uma rotina de trabalho intenso, por conta das festas de fim de ano, das retrospectivas, de relembrar, de certa forma, o ano que passou. Afinal, estamos falando do mês mais produtivo do site, que é quando você tem realmente que dar o seu melhor para que as coisas deem certo diante do ritmo de intensidade que o mês traz por si só. E logo hoje, temos mais um dia com cinco posts, visto que temos calendário, e ao contrário do ano passado, não coloquei as artes digitais em stand by, como era promessa minha. Mas tem promessas que a gente pode quebrar se quiser, não é?
Ao mesmo tempo, você quer garantir que o ano que vai começar seja melhor, porque você guardou várias expectativas em relação a esse ano que está terminando e nem sempre elas corresponderam. Mesmo com uma bagagem acumulada, você não conseguiu atingir as suas metas máximas, mas acredita no seu potencial e tudo bem, no próximo ano a gente tenta. Mas se quiser tentar, comece agora. Esse é o mote de todo mês de dezembro, não só desse mês de dezembro em específico. Se você quiser ter um ano incrível de trabalho e conquistas, comece agora. Para quem trabalha com criatividade, esse é o momento. Pelo menos é nisso que eu acredito.
Eu sei que eu preciso me adaptar ao ritmo intenso de dezembro, e é para isso que eu planejo várias coisas com antecedência. Talvez seja por isso qeu em alguns momentos eu nem sinta essa intensidade, e se eu sentir, é porque eu fiz algumas coisas a mais daquilo que eu já era acostumado a fazer. Mas aí é que está: são várias coisas para fazer. Em alguns momentos, você se atrapalha. Logo nesse mês, esqueci de colocar uma imagem em um post, se querem saber, vocês quase nem notaram que o último post da #FolhaAmarela não tinha ido com a imagem do desenho, o que eu só consegui fazer ontem, ao fazer a triagem para a web story da semana.
Mas eu consigo me adaptar a esse ritmo intenso, que muitas vezes consegue ser leve. Só que nem sempre eu vou conseguir lembrar da leveza que são esses dias, e sinceramente, eu deveria pensar mais nisso, no fato de que o planejamento que você fez para esse mês e as expectativas que você guardou fazem com que esse mês, mesmo dentro de toda a intensidade que ele leva, seja de certa forma mais leve. Talvez eu me preocupe com outras coisas e esqueça do quão leves podem ser algumas outras. Se eu fiquei preocupado com o fato de produzir quatro rascunhos assim que eu terminasse essa terça-feira, na frente do computador eu já não me preocupo tanto assim com isso.
A rotina é corrida, é verdade. Mas é divertido assim mesmo, e você tem que sentir que é assim. Afinal, em algins momentos, você se diverte, mas tem a consciência de que está fazendo história. E dezembro é um mês propício para isso, afinal, quantas coisas incríveis dentro do meu trabalho não aconteceram justamente em um mês de dezembro? Por isso eu estou aqui e eu valorizo tanto o que eu faço nesse mês tão produtivo, e sigo no caminho de fazer acontecer para que lá na frente, no mês de dezembro do próximo ano eu possa dizer que as coisas melhoraram. E é isso. Cá estou eu em mais um dia dessa rotina corrida e intensa, pronto para continuar escrevendo histórias incríveis e relembrando um ano intenso.
Conhecendo Você
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.